Notícias
Profissionais do Hospital da Criança de Colinas realizam capacitação sobre manejo das arboviroses
- 2 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

Acompanhando o cenário epidemiológico da dengue e de outras arboviroses no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou treinamento da equipe do Hospital da Criança de Colinas para atualizar estratégias de enfrentamento e sobre fluxo de atendimento a pacientes.
A capacitação foi realizada no dia 22 de fevereiro e abordou aspectos como o fluxograma de atendimento, a importância das notificações, a solicitação de exames laboratoriais e a relevância da prova do laço.
Um dos pontos centrais do treinamento foi a implementação de um fluxograma de atendimento específico para casos de dengue, proporcionando uma abordagem padronizada e eficiente, como explica a enfermeira e coordenadora do núcleo hospitalar de epidemiologia, Karen Patrícia Varão.

“Apresentamos o fluxograma de casos suspeitos, com a organização do atendimento ao paciente, a importância da notificação para o controle de toda rede de saúde e alinhamos a importância da realização dos exames laboratoriais, a prova do laço, que é um exame bem rápido e obrigatório em casos de suspeita de dengue”, explicou.
O documento orienta os profissionais de saúde desde a triagem até o acompanhamento pós-tratamento, assegurando uma resposta ágil e coordenada em todas as fases da assistência médica. O treinamento reforçou a crucial importância da notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses às autoridades de saúde. Isso não apenas possibilita uma resposta rápida e eficaz, mas também contribui para a vigilância epidemiológica, permitindo o monitoramento e controle mais efetivo dessas doenças na comunidade.
“A notificação é uma peça-chave na prevenção da propagação dessas enfermidades. Estamos incentivando uma cultura de comunicação transparente e ágil para proteger nossa comunidade infantil”, ressaltou Micaelle Goiabeira, diretora administrativa do hospital infantil.

Assistência pediátrica
O Hospital da Criança de Colinas dispõe de 30 leitos de enfermaria, entre eles 2 leitos de semi-intensiva e serviços de pronto atendimento pediátrico, consultórios clínicos para atendimento ambulatorial pediátrico e suporte para realização de cirurgias pediátricas.
A unidade de saúde mantém equipe multiprofissional completa, sala para procedimentos e estabilização que garantem assistência imediata às crianças em situação de urgência e emergência. Outros serviços extras oferecidos são as avaliações e cirurgias ginecológicas, exames de imagem (raio-x e tomografia) e análises clínicas.
A unidade de saúde, da rede da SES, complementa uma rede de assistência em conjunto com a Maternidade Humberto Coutinho, também em Colinas. As unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua.