Notícias
Policlínica de São José de Ribamar faz atendimentos multiprofissionais em saúde
- 23 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Policlínica de São Ribamar tem capacidade para realizar mais de 76 mil atendimentos especializados por ano, incluindo consultas multiprofissionais e exames específicos, incluindo eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, monitorização ambulatorial de pressão arterial (Mapa), exames de biópsia, eletrocoagulação, tomografia, ultrassonografia, raio-X e exames laboratoriais. A policlínica garantirá, por meio do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assistência à população do município e região.
Instalada no bairro Tijupá Queimado, em São José de Ribamar, a policlínica entregue em 13 de abril pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, atende à população do Maiobão, Vila Sarney Filho, Vila Kiola Costa, Vila Operária, Vila São José, Sitio Nova Esperança, e região.
“Foi um momento muito especial com a entrega de mais um equipamento público de saúde do nosso estado que irá ajudar a salvar vidas. A Policlínica de São José de Ribamar é de todos nós, pois ela beneficiará não só o município, como também os moradores de Paço do Lumiar”, disse o governador Carlos Brandão.
Além das consultas médicas, multidisciplinares e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, a estrutura conta com recepção, triagem, brinquedoteca, consultórios, laboratório, farmácia, sala de estabilização, ginásio fisioterapêutico, sala da equipe multiprofissional, faturamento e Recursos Humanos.
No local também é ofertado atendimento em gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biopsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria. E ainda, atendimentos com assistente social, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapia e exames de laboratório, tomografia, ultrassonografia, raio-X.
“A décima oitava policlínica na rede estadual de saúde do Maranhão, a primeira unidade pública em São José de Ribamar a contar com tomógrafo. É mais uma prova do compromisso do governador Carlos Brandão com os maranhenses, em especial com os ribamarenses. Com a unidade, garantiremos mais de 6.400 atendimentos mensais, entre consultas especializadas e exames de imagem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Com a unidade, o Governo do Estado chega a 18 policlínicas instaladas no Maranhão. Desse total, oito estão situadas em São Luís (Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança – Cohab e Coroadinho), e outras 10 em cidades do estado (Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Matões do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Codó, São Bento, Caxias e São José de Ribamar).
De acordo com a diretora assistencial da policlínica, Carolina Muniz, a unidade vai ser um divisor de águas para o povo ribamarense. “Eu sou ribamarense, também sou usuária em SUS e sei a importância de equipamentos como este para a saúde do nosso povo. É a realização de um sonho”, compartilhou.
Visando uma melhor terapêutica aos pacientes, o governo fez a compra de mais equipamentos com recurso doado pelo Maranhão Parcerias (MAPA). Os itens adquiridos foram instalados no setor de fisioterapia adulto e infantil da Policlínica são resultado da venda de camarotes durante a Programação do Carnaval do Maranhão 2024.
Além da unidade, os recursos também serão destinados para a instrumentalização de serviços da Rede Estadual, como o TEA 12+, e de alta complexidade, tais como Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital da Ilha.
Atendimentos
Raimunda Nonata dos Santos Cunha, de 64 anos, esteve na unidade de saúde no primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira (15), e perguntou como tudo ia funcionar e se podia fazer uma consulta. Não somente fez o atendimento com a médica endocrinologista, como também voltou na quinta-feira (18) para realizar exame de ultrassonografia. “Eu nasci aqui em Ribamar, então esse serviço perto da casa da gente é um benefício. Estou aqui fazendo exame de rotina porque eu já sei que tenho um cisto na tireóide e depois do exame vou consultar novamente com a médica”, afirmou.
A médica Nathana Mendes Estrela é a endocrinologista que atende na policlínica. Ela destacou a importância do serviço especializado para atendimento da população da região da Grande Ilha.
“É um perfil de atendimento bem diversificado porque tratamos da questão hormonal e também metabólica dos pacientes. A grande maioria são pacientes diabéticos, temos também muitos jovens com disfunções hormonais por alimentação desregulada e aqui, além de ter a estrutura de exames, temos também a parceria multiprofissional, que inclui psicólogo, nutricionista, entre outros, e que auxilia na melhor terapêutica para cada paciente”, afirmou.
Uma das pacientes atendidas pela médica foi a enfermeira Raquel Inojosa, 34 anos. “Eu vim acompanhar a minha mãe numa consulta com a endocrinologista e aproveitei para fazer a minha consulta também porque tinha vaga e porque eu também já faço acompanhamento da tireóide. A consulta foi muito boa, pela qualidade da avaliação médica, e está sendo bem proveitoso até esse momento”, afirmou Raquel.
Além dos consultórios ambulatoriais, sala para atendimentos pediátricos incluindo brinquedoteca e os serviços especializados, a policlínica dispõe de um grande salão equipado para tratamentos em fisioterapia e reabilitação com estrutura moderna. A equipe vai acompanhar pacientes de traumatologia, ortopedia, neuropediatria, tratamento de lesões, relaxamento e reabilitação motora e tem capacidade de atender entre 6 a 8 pessoas, simultaneamente, com dois profissionais de fisioterapia.
Ana Lúcia Costa Coelho, de 54 anos, sofre com dores na coluna e está em investigação do diagnóstico de fibromialgia. É a segunda vez que ela recebe atendimento na policlínica. “Eu já tenho diagnóstico de hérnia de disco tanto na lombar quanto na cervical. São dores que eu tenho quase todo dia. Aqui eu posso ter condições de acessar a fisioterapia e outros tratamentos que vão colaborar com meu bem-estar”, finalizou.
Agendamento
Para ter acesso a consultas e exames no equipamento ambulatorial do estado é necessário fazer agendamento, que pode ser tanto presencial, como pelos canais de atendimento do governo, que são o APP Procon, Disque Saúde (98 3190-9091) e unidades do Viva/Procon. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19h e aos sábados de 7 às 12h.