Notícias
Maternidade Benedito Leite implanta uso de óculos para que mães acompanhem bebês em fototerapia
- 8 de março de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Maternidade Benedito Leite, em São Luís, passou a incluir na assistência materno-infantil o uso de óculos de proteção para as mães com recém-nascidos em tratamento com fototerapia. O objetivo é garantir a segurança e conforto das mães, que muitas vezes permanecem próximas aos seus bebês durante o tratamento. Os óculos bloqueiam a luz azul, garantindo que elas possam estar junto de seus filhos, sem expor a vista à intensidade luminosa utilizada no tratamento.
A fototerapia é uma técnica reconhecida mundialmente por sua eficácia no tratamento de icterícia neonatal, uma condição comum em recém-nascidos devido ao acúmulo de bilirrubina – substância produzida naturalmente pelo fígado, resultante da filtragem de glóbulos vermelhos pelo órgão.
A exposição controlada à luz azul, especialmente na faixa de 460 a 490 nanômetros, promove a conversão da bilirrubina em formas mais solúveis, facilitando sua eliminação pelo organismo. Além de tratar a icterícia, a fototerapia na Maternidade Benedito Leite demonstra benefícios significativos na estimulação do sistema imunológico, prevenção de complicações neurológicas e melhoria do bem-estar geral dos bebês.
A coordenadora geral do alojamento conjunto da maternidade, Vilma Nogueira, pontua ainda outros benefícios. “Uma das principais demandas dos bebês é o tratamento da fototerapia, para esses casos. O tratamento era mais prolongado porque a mãe tirava o bebê para poder amamentar e ele ficava mais de 30 minutos fora da iluminação. Além do contato, que, com os óculos, incentiva ela a ficar o maior tempo com esse bebê pertinho dela”, explicou.
A maternidade tem disponível 10 óculos com proteção UV [ultra violeta] e cinco equipamentos para fototerapia. Os benefícios não são somente clínicos, mas se estendem à promoção da assistência humanizada. A presença da mãe durante o tratamento fortalece o vínculo afetivo, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para o bebê.
Laurice do Nascimento Fontenele, 26, está internada na maternidade acompanhando o tratamento do filho, Matteo Rocha Fontinelle, que nasceu no dia 20 de fevereiro e apresentou quadro de icterícia.
“Foi realmente muito importante. Acredito que todas as mães que estão internadas aqui estão fazendo essa técnica, porque realmente funciona. O bebê sente o nosso contato, ele fica mesmo mais quietinho, porque se for deixar ele lá, ele não fica. Então, acredito que realmente foi uma inovação que está dando super certo, tanto para o bebê, como para a mãe, porque a gente também se sente mais próxima dele, para que ele se sinta mais tranquilo “, disse Laurice do Nascimento.
Kailane Daniele da Silva Vieira, 20, da cidade de Pirapemas, também acompanha o seu bebê, José Kaio da Silva Martins, em tratamento de fototerapia. “Estamos aqui desde primeiro de março e ele tem que ficar nesse aparelho. Eu consigo amamentá-lo deitada na maca e até agora está indo tudo bem”, relatou.
A Maternidade Benedito Leite oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís (MA), com 51 leitos de enfermaria para o Alojamento Conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério. A unidade de saúde dispõe também de serviço de UTI Neonatal, entre outros. A unidade da rede da SES é gerenciada pelo Instituto Acqua.