Notícias
Mães de bebês internados na UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite produzem enfeites de porta em oficina terapêutica
- 9 de maio de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a equipe da UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), realiza oficinas terapêuticas com inclusão das mães de bebês internados na unidade de saúde. As mães produzem enfeites de porta com o nome dos filhos, como parte integrante da assistência humanizada da maternidade.
A fisioterapeuta Luiza Miranda, que coordena a equipe multiprofissional da maternidade, explica que a ideia das oficinas semanais é oferecer suporte emocional para que as mães possam superar a etapa de internação dos bebês na fase do puerpério. “As atividades são sempre uma proposição em diálogo com as mães e elas gostam muito porque é uma forma de conseguir elaborar a expressão das emoções, ter um apoio e solidariedade entre as famílias internadas, além de servir como atividade terapêutica, no cuidado com a saúde mental e física de pessoas que estão longe de casa, submetidas ao estresse do processo de terapia intensiva em bebês muito frágeis”, explicou.
A UTI Neonatal dispõe de 10 leitos de internação com toda estrutura necessária para a assistência de recém-nascidos de partos realizados na maternidade ou na Rede Estadual de Saúde referenciadas para a Benedito Leite. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais especializados em Neonatologia.
Na oficina, a orientação foi, ao final da sessão, levar o material para casa e usar nas portas dos quartos dos filhos, já que o material não pode ser usado próximo ao berço dos bebês. “As mães sempre reforçam que a oficina gera essa rede de apoio devido às conversas mais próximas e troca de experiências, inclusive algumas fazem grupos de whatsapp para trocar mensagens no período que estão fora da maternidade”, ressaltou Marileia Miranda Rocha, psicóloga da unidade de saúde.
Sobre a maternidade
Em 9 anos, a Maternidade Benedito Leite já realizou 2.010.880 atendimentos e 47.938 partos. A unidade de saúde oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís com 51 leitos de enfermaria para o alojamento conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério.
A unidade de saúde dispõe também de serviço de apoio à amamentação, com coleta domiciliar de leite humano para pasteurização e oferta aos bebês internados; além de serviços de exames de imagem em análise clínica, ultrassonografia, teste rápido de HIV e triagem neonatal (com os testes do pezinho, linguinha, orelhinha e coraçãozinho). A maternidade realiza ainda rodas de conversa, semanalmente, com gestantes e oferece um serviço de planejamento reprodutivo com inserção de DIU e outros métodos contraceptivos. A maternidade da rede estadual de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.