Notícias
Governo soma mais de 2,3 mil atendimentos em edição do Cuidar de Todos Oftalmo para famílias atípicas
- 22 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Por meio do Programa Cuidar de Todos Oftalmo, a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES) realizou consultas e exames oftalmológicos e entrega de óculos neste sábado (20) e domingo (21) no Hospital da Ilha. A ação beneficiou pais e responsáveis de pessoas atípícas e com deficiência, promovendo inclusão e acesso à saúde para esse público.
Durante a ação foram contabilizados 2.324 atendimentos, sendo 1.325 consultas e 999 prescrições de uso de óculos. “A Secretaria vem cumprindo seu compromisso de cuidar de todos os maranhenses, trazendo qualidade e celeridade, visto que temos uma previsão de atender mais de mil pais ou responsáveis e suas famílias. Hoje, nós temos aqui, como pode ser visto famílias inteiras sendo assistidas”, constatou o assessor técnico da secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, Rafael Pessoa.
Quatro equipes de profissionais realizaram os atendimentos aos pacientes no sábado e domingo, das 8h até às 16h. Foram ofertadas consultas, exames e encaminhamentos para cirurgias, em casos em que o especialista identificou a necessidade.
Quem precisou também recebeu a prescrição de óculos para receber gratuitamente posteriormente, como a família de Walter Souza, que junto elogiou o serviço. “Eu já estava com dificuldade para enxergar com o óculos atual, então aproveitei esta oportunidade. Também estão comigo e precisavam minha esposa Eliene, o Lucas e o Benjamin. A estrutura é excelente, o atendimento foi muito legal também e a equipe toda muito educada, diferente de outros locais que a gente sempre vai, mas aqui eu encontrei que eu me senti abraçado”, afirmou Walter.
A dona de casa e cuidadora, Rosiane Valéria Martins, de 45 anos, estava com a filha Ester Vitória, de 6 anos, e ambas foram assistidas na ação da gestão estadual. “Eu achei ótimo o atendimento, tudo organizado. A equipe está de parabéns, porque a gente, às vezes, não tem condição de comprar os óculos, né?”, comemorou Rosiane Valéria.
A diarista, Rosângela Cruz, de 57 anos, foi ao oftalmologista pela primeira vez e também elogiou o programa. “Eu nunca tinha feito uma consulta e estava com muita dificuldade para enxergar. Estou com dois graus de um lado e três do outro e já vou sair com os óculos garantido. Atendimento e acolhimento de toda a equipe muito bom e uma estrutura excelente! ”, disse.
Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o deputado federal Duarte Júnior destinou recurso de emenda parlamentar para a realização de consultas oftalmológicas.