Notícias
Governo realizou mais de 900 mil atendimentos no Hospital da Criança de Colinas em 3 anos
De 2020 a setembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 923.494 atendimentos no Hospital da Criança de Colinas. Com três anos de funcionamento, a unidade reforça a assistência materno-infantil da região do Médio Sertão Maranhense, que abrange 15 cidades.
“São três anos de serviços prestados à população da nossa região e aqui eu destaco a importância das cirurgias pediátricas e uma reflexão sobre como essas cirurgias eram realizadas. Hoje o hospital atende a esse público e é uma realidade. Também atendemos em nossa unidade as mães das crianças, que são os serviços de cirurgias ginecológicas. Semanalmente, estamos realizando essas cirurgias. Também quero destacar a ampliação do setor de estabilização”, afirmou o diretor geral do hospital, Carlos Eduardo Assunção Rêgo.
O Hospital da Criança de Colinas foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no dia 28 de setembro de 2020. Para a diretora administrativa Micaelle Goiabeira, a história da unidade de saúde é feita sobretudo pelos profissionais que fazem o hospital funcionar diariamente. “É muita satisfação ver o rosto de muitos profissionais que trabalham juntos aqui desde o começo. Recebemos a estrutura física na inauguração e fomos passo a passo construindo protocolos, organizando a estrutura clínica de forma a tornar o hospital ser considerado uma potência na saúde do Estado”, pontuou.
“Essa importância na saúde do Estado que a diretora Micaelle citou é uma realidade sobretudo pelas cirurgias pediátricas que realizamos aqui, com pacientes de várias regiões, até mesmo da capital”, lembrou o diretor clínico João Orlando Correia Veras.
O Hospital da Criança de Colinas dispõe de 30 leitos de enfermaria, dentre eles dois leitos de semi-intensiva e serviços de pronto atendimento pediátrico, consultórios clínicos para atendimento ambulatorial pediátrico e suporte para realização de cirurgias pediátricas.
A unidade de saúde mantém equipe multiprofissional completa, sala para procedimentos e estabilização que garantem assistência imediata às crianças em situação de urgência e emergência. Outros serviços extras oferecidos são as avaliações e cirurgias ginecológicas, exames de imagem (raio-x e tomografia) e análises clínicas.
Francisco Alan, é enfermeiro assistencial no hospital e, em meio às comemorações, estava de plantão na triagem das crianças que chegavam para consultas. Ele, que é enfermeiro há 12 anos, se sente gratificado em colaborar com os serviços da unidade de saúde. “É um hospital que pelo que a gente observa é até melhor que muita unidade de saúde particular. Tenho aprendido demais aqui na assistência infantil”, falou.
Tailane Oliveira, de 24 anos, levou o filho Heitor Lemos, de 10 meses para consultar no hospital e foi atendida pelo Francisco Alan na triagem. É a segunda vez que ela recorre a unidade de saúde para cuidar da saúde do filho. “Já vim trazer ele quando estava gripado, com febre, esses problemas de saúde que acontecem e hoje vim por outro motivo. É um benefício para a gente porque ajuda em tudo, somos bem atendidos”, finalizou.
Números
Em três anos foram 923.494 atendimentos realizados pelo Hospital da Criança de Colinas. Destes, 5.724 internações; 69.077 atendimentos de urgência, 7.702 consultas médicas, 184.623 consultas multidisciplinares. 100.928 serviços de apoio e diagnóstico, 554.812 procedimentos de enfermagem e outros 628 procedimentos.