Notícias
Governo realiza segunda edição do Cuidar de Todos ‘Saúde Animal’ no Anjo da Guarda e contabiliza mais de 2 mil atendimentos
Ações de prevenção foram intensificadas na segunda edição do Cuidar de Todos ‘Saúde Animal’, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou, no último sábado (30), 2.081 atendimentos no Centro de Ensino Vicente Maia. Foram ofertados serviços de consulta veterinária, vacinação antirrábica, testes rápidos para Leishmaniose e encoleiramento.
“É uma pauta muito positiva e atende as necessidades dos territórios. O Cuidar de Todos enxerga o território como um todo, pois cuidamos tanto da população humana, como a dos animais domésticos, que influencia sim a respeito de alguns agravos na saúde pública do estado”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
Na segunda edição do Cuidar de Todos ‘Saúde Animal’, 979 pets receberam a vacina antirrábica e 339 fizeram testes rápidos para Leishmaniose. Desse total, os 245 que negativaram para a doença, foram encoleirados. Além disso, 424 pets passaram pelas consultas com médicos veterinários.
“O cuidado com os animais de estimação (no caso cães e gatos) é uma das formas de proteger das doenças, como também a população. A raiva e a Leishmaniose ou calazar [que acometem os cães] são zoonoses, doenças transmissíveis do animal para o homem. As duas são consideradas letais para o ser humano. Então, o Cuidar de Todos vem exatamente trazer esses serviços de promoção, prevenção e proteção”, explicou a coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses da SES, Celma Maria Soares.
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.