Notícias
Governo orienta municípios para elaboração dos planos de preparação na área da saúde aos desastres naturais
- 30 de outubro de 2023
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias Saúde em Desastres SES
Para subsidiar os municípios na elaboração de planos de preparação e resposta do setor saúde aos desastres, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem capacitando técnicos da área da saúde dos municípios maranhenses para fortalecer o processo de elaboração dos planos.
“Nosso objetivo é capacitar os técnicos municipais do setor da saúde para que possam elaborar seus planos, e que estes consigam dar respostas rápidas em eventual desastre natural. Munidos dessas orientações, cada território deve fazer as adaptações às suas necessidades específicas, contando com o apoio do governo estadual e federal para garantir a segurança e assistência eficazes”, explicou a ponto focal do Vigidesastres no Maranhão, Flávia Oliveira.
As oficinas são realizadas por integrantes do Comitê Estadual de Saúde em Desastre da SES e são destinadas aos profissionais das Vigilâncias em Saúde Ambiental, Sanitária, Atenção Primária e Epidemiológica dos municípios de todas as 18 regionais e a região Metropolitana.
Até o momento, já foram realizadas duas oficinas, sendo uma na Regional de Pedreiras, de 31de julho a 4 de agosto, no auditório do Espaço Cultural João do Vale; e outra com as Regionais de Bacabal e Santa Inês, entre os dias 23 e 27 de outubro, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Bacabal.
Planos de preparação
Para o processo de preparação e reposta aos desastres no setor da saúde, as premissas básicas dos Planos de Preparação e Respostas considera também os princípios da universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde da população.
A etapa de preparação é fundamental para garantir uma resposta eficaz em situações de emergência. Com os planos elaborados, cada território poderá desenvolver suas diretrizes de enfrentamento e assistência, capacitando novas equipes e realizando o monitoramento de sistemas de alerta no intuito de proteger a saúde da população diante de desastres naturais.
Comitê
No âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Comitê Estadual de Saúde em Desastre tem caráter consultivo e deliberativo e visa identificar as áreas de risco, indicando as ameaças, as vulnerabilidades e os recursos para estabelecer medidas que possibilitem a redução dos efeitos dos desastres na população atingida. São objetivos do comitê contribuir para organização e o fortalecimento da SES por meio da integração das ações de atenção básica, vigilância e assistência, de acordo com os conceitos de gestão de risco para desastres, entre outros.