Notícias
Governo expande ‘Planifica Maranhão’ para as regiões de saúde de Balsas, Imperatriz, Açailândia e Barra do Corda
- 16 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, nesta terça-feira (16), em Balsas, o Planifica Maranhão Macro Sul – uma estratégia que visa expandir a Planificação para as regiões de saúde de Balsas, Imperatriz, Açailândia e Barra do Corda. Com este evento, a população de 43 municípios passa a ser beneficiada pelo projeto.
Presente na abertura do evento do Planifica Maranhão Macro Sul, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Fernanda Campos Barbosa, disse que é um momento histórico, em que o Maranhão passa a ordenar os serviços de saúde em todo os municípios, levando em consideração a Atenção Primária de Saúde (APS).
“A missão determinada pelo nosso governador Carlos Brandão é para que possamos fortalecer a atenção primária de saúde, para que o paciente tenha um atendimento resolutivo na unidade de saúde. E a planificação vem sendo desenvolvida desta forma, estado e municípios unidos, levando em conta o território, necessidades e diversidades da população. Esforço para ofertar um atendimento resolutivo na Atenção Básica e um diálogo com a Atenção Especializada, para que o paciente que precise de atendimento não fique perdido no meio do caminho”, justificou Déborah Campos.
Prefeitos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e equipes das unidades de saúde dos municípios da macrorregião estiveram no evento para conhecer como a planificação vai apoiar a organização integrada da Atenção Primária à Saúde (APS), com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), por meio de ferramentas, e apoiando estratégias de programação e organização do trabalho dos profissionais.
O prefeito de Sítio Novo, Antônio Coelho, parabenizou a iniciativa do governo de apoiar os municípios para melhorar a estratégia de atenção primária. “Estamos sempre buscando melhorar nossos indicadores, e temos certeza de que este projeto vem para agregar conhecimentos e melhorar os nossos atendimentos de saúde”, completou o gestor municipal.
O Planifica Maranhão incluirá tutores estaduais de nível central, que atuarão em tempo integral. Esses profissionais serão da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), e estarão distribuídos por todas as regiões de saúde do estado, assim como tutores estaduais regionais da APS, da AAE dentro da estrutura organizacional das Unidades Regionais de Saúde.
A chefe de Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Maranhão (Disei/MA), Léa Márcia da Costa, participou da solenidade de abertura do evento. “Estamos felizes em participar desta reorganização da rede de atenção primária, respeitando a interculturalidade, respeitando costumes e etnias”, frisou.
A Planificação da Atenção à Saúde fomenta a organização dos processos de trabalho das equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde articulada com a Atenção Ambulatorial Especializada. Trata-se de um processo estratégico que visa melhorar a organização e a entrega dos serviços de saúde, buscando garantir o acesso equitativo, a qualidade e a eficiência dos cuidados prestados à população.
Estavam presentes também ao evento a superintendente da Rede de Assistência à Saúde da SES, Josélia dos Santos; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos; o coordenador estadual do Planifica Maranhão, da SES, Saulo Santos, o prefeito de Nova Colinas, Josei Ribeiro; o secretário de Saúde de Loreto, que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA), Fernando Santos; e o representante da Macro Sul e gestor regional de Balsas, Antônio Lima.