Notícias
Governo do Maranhão promove Escutas Macro Territoriais nas Regionais de Viana e Pinheiro
- 16 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza as Escutas Macro Territoriais nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Viana, nesta quarta-feira (17), e de Pinheiro, na quinta-feira (18). O foco é o fortalecimento das Políticas de Atenção à Promoção da Equidade em Saúde no reconhecimento das especificidades das populações do campo, da floresta e das águas no Estado.
“A questão central é fomentar as políticas de equidade no estado, concomitantemente, com o fortalecimento do SUS na defesa da democracia, da Atenção Primária em Saúde, voltada para o cuidado integral dessa parcela da população maranhense”, destacou a coordenadora de Atenção às Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES, Ana Luísa Borges.
Na URS de Viana, a programação acontece na Câmara Municipal de Viana, e em Pinheiro, na sede da Regional de Saúde, localizada na Rua Maria Pinheiro Paiva, nº 1055, bairro Santa Luzia. O objetivo é levantar as necessidades, as prioridades e os desafios das três Macrorregionais de Saúde para a criação da Política Estadual de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (Pescfa).
De acordo com a coordenação de Atenção às Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES, as Escutas Macro Territoriais deverão continuar a ser realizadas até atingir todas as 19 URS do Maranhão, contemplando os 217 municípios.
O Maranhão possui 6.776.699 habitantes, destes, 692.870 pessoas vivem exclusivamente da agricultura, outras 267.626 da pesca e 300 mil são mulheres trabalhadoras rurais que vivem em função do extrativismo do coco babaçu, denominadas Quebradeiras de Coco, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2022.
Escutas
A programação das Escutas Macro Territoriais será dedicada à apresentação das políticas das Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Mulher (Semu), da Igualdade Racial (Seir), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Desenvolvimento Social (Sedes). A agenda segue com exposição sobre os Conselhos Estaduais de Saúde (CES) e da Política de Igualdade Étnico Racial (CEIRMA) e apresentação das Políticas de Atenção à Promoção da Equidade, além da exposição do questionário para coleta de informações que darão subsídios para criação da Pescfa.
As Escutas Macro Territoriais nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Viana e de Pinheiro são realizadas em parceria com as Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), da Mulher (Semu), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Igualdade Racial (Seir).