Notícias
Governo destaca oferta de assistência ambulatorial cardiológica na Policlínica de São Bento
- 2 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Policlínica de São Bento oferta assistência ambulatorial para a população da Baixada Maranhense há mais de 2 anos. Entre as especialidades disponíveis, a unidade de saúde oferece atendimento em endocrinologia, ginecologia, urologia, obstetrícia com pré-natal, neurologia, pediatria, dermatologia, além de exames de ultrassonografia simples e morfológico, eletroencefalograma, ecocardiograma, holter e MAPA. O serviço de cardiologia é um dos mais acessados pelos pacientes, com mais de 240 atendimentos mensais. A proposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é beneficiar mais cidadãos que necessitem da assistência na região.
Paciente atendido pela unidade, o pescador Moisés Carvalho Filho, de 53 anos, da cidade de São Bento, na segunda quinzena de abril, conta que já precisou de atendimento com o urologista e, dessa vez, realizou consulta no cardiologista para avaliação de risco cirúrgico. “Eu estou com uma hérnia e vou precisar operar, então vim consultar com o médico para ser liberado para cirurgia e já fiz o exame de eletrocardiograma”, disse.
Moisés Carvalho falou também que a filha e a esposa costumam frequentar a unidade de saúde em várias consultas com diferentes especialistas, incluindo nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. “É a melhor coisa que já aconteceu aqui em São Bento”, comentou.
Com uma abordagem terapêutica centrada no paciente, a equipe da policlínica, além de diferentes especialistas em diversas áreas da saúde, também realiza exames laboratoriais e exames de imagem que contribuem na oferta de suporte clínico e orientações que somam para a qualidade de vida da população da região e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Semanalmente, o cardiologista Eduardo Abdala realiza os atendimentos que podem ser agendados pelas secretarias de saúde dos municípios da região ou pelo Disque Saúde, plataforma da SES. Em geral, são pacientes com casos de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia, entre outros casos.
Outra paciente, a lavradora Eliene Laura Martins Pereira, de 42 anos, também de São Bento, já esteve na unidade para fazer um exame de ultrassonografia e retornou para consulta com cardiologista porque recebeu diagnóstico de hipertensão. “Todo mês eu tenho que retornar para fazer a consulta com o cardiologista e verificar como está minha pressão, a medicação, e ainda bem que ela está controlada. Agradeço que tenha essa policlínica porque a gente não precisa ir para uma outra cidade”, afirmou.
A Policlínica de São Bento em pouco mais de 2 anos de funcionamento já realizou 280.293 atendimentos. A unidade complementa a rede de assistência em saúde da região da Baixada Maranhense, complementando os serviços oferecidos pelo Hospital Dr. Jackson Lago e Centro de Hemodiálise de Pinheiro.
Equipada com salas de exames, consultórios, salas administrativas e diversos serviços de ambulatório multiprofissional, a Policlínica de São Bento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. A policlínica da rede estadual é gerenciada pelo Instituto Acqua.