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Sorrir reforça atendimento de urgência e emergência durante pandemia
A Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir), em São Luís, continua sendo referência nos atendimentos de urgência e emergência na área da saúde bucal durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com a manutenção dos serviços emergenciais, o Governo do Estado segue prestando assistência à população. Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os atendimentos gerais, como limpezas, restaurações e próteses dentárias, foram suspensos.
“Os pacientes que apresentam emergências odontológicas como dor de dente, rosto inchado, sangramento gengival, fratura dental e outros processos inflamatórios, precisam ter atendimento garantido, pois esses problemas dentários podem evoluir para complicações maiores”, explica o diretor da Sorrir, Fabrício Saraiva.
Os atendimentos seguem respeitando as orientações das autoridades sanitárias relacionadas ao distanciamento social, com média de 20 atendimentos por dia, com hora marcada. O agendamento pode ser realizado através de um call center que atende de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 19h, através dos números 3232-5355 e 3221-4621.
Outras medidas também foram adotadas como forma de prevenção à Covid-19. Antes do atendimento, o paciente deve higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. O paciente passa por uma triagem, onde é medida a temperatura corporal e é submetido a um questionário para saber se o mesmo apresenta algum sintoma de gripe, teve contato com alguém contaminado pelo novo coronavírus ou com pessoas que viajaram para áreas de risco. Sendo liberado na triagem, segue para o atendimento odontológico.
Ainda como medida de prevenção, a entrada dos acompanhantes foi limitada. Adultos entram sozinhos, e os idosos e as crianças com apenas um acompanhante.
Equipamentos de EPI também estão sendo utilizados para garantir a segurança de pacientes e profissionais. “Estamos seguindo rigorosamente o protocolo da Anvisa, fornecendo todos os equipamentos de proteção individual, tanto para os profissionais quanto para os pacientes, possibilitando assim a segurança no atendimento, tanto dos usuários quanto dos nossos profissionais”, diz o diretor Fabricio Saraiva.
Fabricio pontua ainda a importância da população ter a Unidade Sorrir como referência para atendimentos odontológicos neste momento. “Centralizando os atendimentos no Sorrir, vamos impedir que os pacientes fiquem circulando em outras unidades de saúde buscando atendimento odontológico, a exemplo das UPAS, que hoje são referência para atendimento de casos da Covid-19. Estamos preparados para atender, garantindo a segurança dos pacientes nesse momento de muita dificuldade”, conclui.
A Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir) está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.