Notícias
SES promove roda de conversa com pais e adolescentes na Policlínica da Criança
Com o tema “A importância da prevenção da gravidez na adolescência”, a Policlínica da Criança, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, quarta-feira (7), roda de conversa com pais e adolescentes. O objetivo foi dialogar sobre sexualidade e direitos sexuais, visando a conscientização oportuna sobre a temática.
A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) desenvolveu o diálogo. A enfermeira Dânia Paz ressaltou os alertas sobre riscos e consequências de uma gestação precoce.
“Nosso objetivo é trazer esses assuntos dentro da unidade para que os adolescentes estejam cientes dos riscos e consequências que podem trazer para a mãe e bebê, caso aconteça. E com isso, também fomentar o assunto para que em casa as famílias debatam com seus filhos, além disso, orientamos as formas de prevenção para que seja diminuído esse fator e também as doenças” falou a palestrante.
Elaine Manuela Fontenelle Martins, de 12 anos, participou da roda de conversa durante a espera para consulta com nutricionista. Sua mãe, Rosilene de Souza Fontenelle, destacou sobre a relevância de falar sobre o assunto.
“É muito importante que a gente fale com nossos filhos sobre gravidez na adolescência, ainda mais com as meninas, temos sempre que conversar muito, com os meninos também, esse momento foi importante, pois me alertou sobre vários tipos de situações que podem acontecer”, concluiu a mãe de Elaine.
A Policlínica da Criança funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 13h, com serviços ambulatoriais diversos, nas especialidades de cardiologia, cardiologia pediátrica com exames de ECO, ECG, EEG, Mapa/Holter, adulto e infantil, tomografia adulto e infantil, raio-x adulto e infantil, densitometria óssea, audiometria/imitanciometria e ressonância magnética, endocrinologia, neuropediatria, otorrinolaringologia adulto e infantil, videolaringoscopia, gastropediatra, ginecologia, psiquiatria infantil e adulto e mastologista.
A policlínica é a primeira a oferecer atendimento de hebiatria, uma especialidade de assistência aos adolescentes. Os serviços também incluem atendimento de ginecologia para as mães dos pacientes. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.