Notícias
SES promove curso para fortalecer a rede de imunização no Maranhão
Com o primeiro curso de Fortalecimento e Efetivação das Ações de Imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, de segunda (8) a sexta-feira (12), os coordenadores de imunização, responsáveis técnicos pelo sistema de informação e os coordenadores das regionais de saúde da região Metropolitana e de Itapecuru, além do município de Alcântara, no Hotel Praia Mar, em São Luís.
A capacitação abrange desde o cuidado com a cadeia de frios, administração e manipulação de todas as vacinas utilizadas, bem como prepara o profissional para melhorar as estratégias de ampliação da cobertura vacinal. No ranking nacional de cobertura vacinal contra a Influenza, o Maranhão ocupa a oitava colocação com 33,10%.
No Maranhão, Lago da Pedra está em primeiro lugar com 76,96% da cobertura vacinal contra Influenza, e o menor índice de cobertura é de São João do Sóter, com 12,32%. A meta de cobertura é de 90%.
“O curso tem como foco capacitar e atualizar os 217 municípios, principalmente as coordenações municipais de imunização, além de debater a construção de estratégias para enfrentamento das baixas coberturas vacinais, inclusive com troca de experiências exitosas que possam ser utilizadas”, explicou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Arari, Karla Roberta Gomes, prevê o fortalecimento da rede de imunização com a capacitação. “Estamos aqui a semana toda, e é muito importante para nivelarmos o conhecimento. Estamos aprendendo sobre as questões de protocolo em relação à administração, e sobre a sistematização das vacinas para melhorar ainda mais a qualidade do serviço”, disse.
As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacinas. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 17 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Existem ainda outras 10 imunizantes para grupos em condições clínicas específicas.