Notícias
SES promove campanha de doação de sangue no Hospital Dr. Carlos Macieira
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, promoveu uma campanha interna de doação de sangue para incentivar a coleta de bolsas para reforçar o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
A campanha teve início em janeiro com a conscientização de colaboradores e acompanhantes sobre a queda no número de doações. Além de incentivar a prática, a ação também visa garantir uma meta de doações necessárias para atender a necessidade do hospital. Ao todo, 84 bolsas foram coletadas em ação realizada na sexta-feira (3).
“No hospital atendemos mais de 700 transfusões mensalmente e esperamos coletar 100 bolsas para aumentar o estoque do hemocentro nesse período de carnaval onde há um aumento de consumo. O hemocentro não faz reserva. Quatro bolsas, por exemplo, ajudam a termos até quatro hemocomponentes, como plasma, hemácias, plaqueta e crio”, explicou a coordenadora da Agência Transfusional do HCM, Geraulina Mendonça Castro.
A Agência Transfusional é o setor responsável pelo cruzamento do sangue recebido, sendo de responsabilidade dessa equipe fazer o estoque e a liberação do mesmo para transfusão.
A importância da doação foi reforçada pela coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa, que pontuou os cuidados realizados antes da doação. “Fazemos o cadastro, o hematócrito [verificação de pressão, pesagem], a triagem clínica, entrevista com médico e enfermeiro e, estando apto, a pessoa pode fazer a doação”, frisou.
O fisioterapeuta Miguel Castro, de 26 anos, doou sangue pela primeira vez. “É uma forma de ajudar. Ultimamente vimos que houve queda da doação de sangue”, disse.
Quem também doou sangue pela primeira vez foi a auxiliar administrativa do HCM, Idaine Mota, de 39 anos. “Sempre quis doar. Não tinha oportunidade. Não doeu e foi tranquilo”, comentou.
Para doar sangue a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.
O Hospital Dr. Carlos Macieira faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sendo gerenciado pelo Instituto Acqua.