Notícias
SES participa de aula inaugural de curso em educação especial e inclusiva
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da aula inaugural do curso de Educação Especial e Inclusiva para professores. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís.
A aula inaugural, proferida quinta-feira (5) pelo psicólogo da SES, Ruy Cruz, destacou a inteligência emocional aplicada à educação. “Dialogamos com os professores da rede municipal de educação que trabalham com crianças que precisam de acompanhamento de profissional habilitado. Por exemplo, crianças com autismo, dificuldade para aprendizado, alunos que usam libras, no intuito de identificar neste público comportamentos autolesivos e fazer conjuntamente um trabalho de prevenção ao suicídio e evitar agravos ainda na infância”, explicou.
A coordenadora dos cursos de Educação Especial da Semed, Elisa Pinho, explicou o propósito do encontro. “A palestra é sobre saúde emocional, do professor que trabalha diretamente com alunos da educação especial, que tem uma dinâmica própria, uma linguagem própria para se comunicar; e esse professor, que às vezes vem de uma rotina exaustiva, precisa estar bem para poder compreender o aluno”, destacou.
O professor de matemática, Antenor Lima Júnior, ressaltou os benefícios da preparação proposta no curso. “Eu ainda não tive aluno com alguma deficiência ou que precisa de atenção especial, cuidador. Mas sei que nas escolas hoje é muito comum e, por isso, entrei nesse curso para atender bem esse aluno e mais, ter inteligência emocional para atender e dar o suporte que esse aluno precisa”, disse.
Além da SES, o curso conta com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) para prevenção da automutilação e do suicídio nas escolas.