Notícias
SES fortalece combate à hanseníase com capacitação para profissionais da Atenção Primária

SES fortalece combate à hanseníase com capacitação para profissionais da Atenção Primária
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando um treinamento em manejo clínico da hanseníase na Atenção Primária à Saúde, voltado para médicos e enfermeiros dos municípios prioritários do estado. O encontro teve início nesta quarta-feira (1º), em São Luís, e segue até a próxima sexta-feira (3), com aulas teóricas e práticas.
O coordenador de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SES, Diego Vieira, explicou que a capacitação tem como objetivo fortalecer as competências técnicas dos profissionais para o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno, o acompanhamento dos casos e a prevenção das incapacidades físicas relacionadas à hanseníase.
“A intenção é chamar a atenção desses profissionais para uma vigilância mais ativa em seus territórios e para o que está acontecendo com a população. A hanseníase tem cura, o diagnóstico é clínico e o tratamento é gratuito. O sucesso da eliminação da doença como problema de saúde pública depende do trabalho conjunto entre os profissionais da assistência e da vigilância”, destacou Diego Vieira.
A qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde é uma estratégia fundamental para fortalecer a vigilância, ampliar a capacidade de detecção precoce e garantir o manejo adequado dos casos. A programação do treinamento foi estruturada para integrar conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas essenciais para o enfrentamento da hanseníase. Também serão realizadas atividades de estudo de casos clínicos e práticas supervisionadas, proporcionando aos participantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de atendimento.
Profissionais de 20 municípios participam da capacitação. A médica Giulia Caroline da Paz Chaves, do município de São Roberto, destacou que a Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o vínculo estabelecido com os pacientes é essencial para a identificação precoce e o tratamento da doença. “É de suma importância realizar um manejo adequado da hanseníase para evitar o agravamento da doença e prevenir sequelas”, afirmou.
Médico do município de Sucupira do Norte, Waiksom Barbosa destacou que a atualização dos profissionais sobre o manejo clínico da hanseníase é essencial para oferecer um atendimento mais qualificado e garantir melhores resultados aos pacientes. “O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de evitar complicações, interromper a transmissão e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”, afirmou.
A enfermeira do município de Formosa da Serra Negra, Mayara Cunha Lima, ressaltou que a identificação precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir incapacidades físicas e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. “A hanseníase tem cura. O que precisamos é saber identificar a doença, iniciar o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão”, afirmou.
No terceiro dia da capacitação, os profissionais participarão de prática supervisionada no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, sob acompanhamento de especialistas da área. A atividade fortalecerá a integração entre teoria e prática, proporcionando maior segurança aos profissionais na condução dos casos de hanseníase nos serviços de saúde.