Notícias
SES e municípios destacam Dia D de Vacinação contra Influenza durante 4ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizou, nesta sexta-feira (28), a 4ª Reunião Ordinária de 2023. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) destacou o “Dia D de Vacinação Contra Influenza (Gripe)”, que acontecerá neste sábado (29) e domingo (30), em oito pontos instalados na Grande Ilha, e convocou os gestores para realização da mobilização nos municípios.
“O Governo do Estado tem buscado trabalhar de forma parceira com os municípios para juntos ampliarmos a barreira de imunização contra a Gripe. O nosso objetivo é descentralizar a oferta das vacinas, beneficiando a população e fortalecendo as ações estratégicas que têm sido elaboradas pelas gestões locais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A meta da vacina contra Influenza é alcançar os 18 públicos alvo estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a mais de 2 milhões e 420 mil pessoas no Maranhão. De acordo com levantamento realizado pela SES e apresentado na CIB, foram aplicadas 361.442 doses, até o momento, o equivalente a uma cobertura vacinal de 17,33%.
No ranking dos estados, o Maranhão está em 13º lugar, e a nível de nordeste, no 5º lugar. A meta é alcançar pelo menos 90% do público alvo até o final da campanha, que será no dia 31 de maio.
Para o Dia D, a SES disponibilizou oito pontos de vacinação na Grande Ilha. No interior, a população contará com salas de vacinação em Unidades Básicas e Postos de Saúde. Além da imunização contra Gripe, a iniciativa também fará a aplicação das vacinas monovalente contra Covid-19 para públicos a partir de seis meses de idade, e da Vacina Pfizer Bivalente para pessoas com 18 anos ou mais.
“O Dia D acontece aos fins de semana para facilitar o acesso da população à vacina, pois em decorrência da jornada de estudo ou de trabalho, muitos não dispõem de tempo para ir a um posto de saúde. Por isso, é muito importante que os municípios mantenham a programação no sábado a fim de alcançarmos quantos forem possível”, pontuou com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos.
No sábado (29), o Dia D estará com stands nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte, Golden e Tropical, funcionando das 10 às 20 horas, assim como na Unidade Integrada Japiaçu, nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, bem como nos hospitais Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa (Bonfim), das 8 às 17 horas.
No domingo, a programação de saúde será das 14 às 20 horas nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte e Golden, e das 8 às 17 horas na Unidade Integrada Japiaçu. Para ter acesso ao imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação.
Reunião
Além do Dia D, a 4ª Reunião Ordinária da CIB de 2023 também deu destaque para a apresentação do projeto “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde”, idealizado pela Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região.
O resultado esperado é a promoção de políticas públicas visando estratégias que possam contribuir para a efetiva proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores. Isso tudo através da integração de sistemas de vigilância e notificação de acidentes de trabalho, bem como da intensificação de atividades fiscalizatórias e capacitação de membros e servidores.
Também foram debatidos a apresentação sobre a sensibilização no Credenciamento das Equipes de Saúde Ribeirinhas, assim como de Equipes de Saúde Bucal nos municípios de Arame, Lago do Junco e Trizidela do Vale.
Entre as deliberações realizadas durante a CIB, estão a distribuição de Testes Rápidos de Antígeno (TRAG) para Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde para os municípios maranhenses, bem como a ampliação da frota da Base Descentralizada do SAMU 192 do município de São Domingos do Azeitão e solicitação de recursos para Média e Alta Complexidade em São Mateus, são João dos Patos, Santa Luzia, Santa Inês, Caxias e Barreirinhas.