Notícias
SES avança na elaboração do Plano Estadual de Saúde 2024-2027
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu representantes das áreas técnicas para discutir a construção do Plano Estadual de Saúde 2024-2027. O encontro aconteceu durante a Oficina de Trabalho do “Projeto Fortalecimento da Gestão do SUS”, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde.
A oficina, realizada quinta-feira (20), subsidiará o plano com base nos serviços e ações voltadas para a assistência em saúde da população usuária do SUS no Maranhão. O cronograma prevê encontros mensais, sempre na última semana de cada mês, até a consolidação do plano previsto para agosto.
“Estamos participando do projeto desde o ano de 2019. O objetivo é fortalecer o processo e construção do Plano Estadual de Saúde, além de outros instrumentos de planejamento, como os mapas estratégicos para os próximos quatro anos de gestão do SUS”, disse o coordenador da Assessoria de Planejamento e Ação Estratégica da SES, Humberto Abreu.
Entre os temas abordados no encontro, estão os instrumentos de planejamento do SUS, a relação deles com as estratégias de governo e como fazer uma análise da situação de saúde baseada nas necessidades da população, levando em conta as pactuações do estado.
Em cada encontro, serão feitas análises situacionais dos serviços de saúde do estado a partir dos cenários regionais e macrorregionais, associando ao Planejamento Regional Integrado (PRI). O PRI funciona como forma de atualização das ações de saúde, envolvendo os três entes de gestão pública, ou seja, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.
De acordo com o assessor matricial do Projeto Regionalização e facilitador do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS “Todos pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz”, Anderson Dias, é importante que todos os entes trabalhem em busca de benefícios para a população.
“Optamos por fazer essa aproximação para que essa análise pudesse ser conjunta, a fim de olharmos para os mesmos problemas e apontando as mesmas prioridades. Dessa forma, trabalharemos com planos de intervenção de acordo com a necessidade do território, mas que sejam pactuados entre os Municípios, Estado e Governo Federal”, destacou Anderson.
O “Projeto Fortalecimento da Gestão do SUS” é ofertado às Secretarias Estaduais de Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) no intuito de auxiliar a gestão estadual na construção de planejamento estratégico e demais instrumentos de gestão.