Notícias
SES aprova imunização de jovens de 12 a 17 anos com vacina Pfizer na Comissão Intergestores Bipartite
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), aprovou esta semana a imunização do público de 12 a 17 anos com a vacina Pfizer/Wyeth/BioNTech, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Até o momento, oito municípios maranhenses iniciaram a vacinação de adolescentes no estado.
“Temos de proteger os maranhenses que aqui vivem com vacina. Por isso o avanço da imunização para os jovens de 12 a 17 anos é mais uma vitória de todos. Com esse passo, mobilizamos os gestores municipais para mais uma etapa da aceleração da campanha de vacinação em nosso estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Segundo a Resolução nº 23/2021 da CIB, de 9 de agosto, os municípios do Estado do Maranhão poderão atender a faixa etária de 12 a 17 anos após a conclusão de, pelo menos, uma dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19 na faixa etária acima de 18 anos. Também foi definido que os municípios deverão utilizar a vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer/Wyeth/BioNTech, para imunização da faixa etária de 12 a 17 anos.
Oito municípios maranhenses iniciaram a vacinação do público de 12 a 17 anos, são eles: Amarante do Maranhão, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís e Zé Doca.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até 13 de julho último, somente a Pfizer havia solicitado a inclusão da bula indicativa da vacina para o público de 12 anos ou mais. O pedido já foi autorizado pela agência reguladora. O Butantan também realizou o pedido à Anvisa, no dia 30 de julho, desta vez para incluir o público de crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, mas aguarda resposta.
Vacinação
O Painel Covid-19 de Vacinação da SES registrou, até o momento, a aplicação de 4.251.151 doses em todo o estado, destas 427.649 da Pfizer, sendo 412.783 na primeira dose (D1) e 14.866 da segunda dose (D2).