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Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica do Cohatrac atende cerca de 600 pessoas na primeira semana de funcionamento

A Policlínica do Cohatrac já realizou cerca de 600 atendimentos em sua primeira semana de funcionamento com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), além das especialidades de Clínica Geral e Odontologia. A unidade, que passou a integrar a rede estadual de saúde, oferece ainda consultas médicas e exames nas especialidades de cardiologia, endocrinologia e ortopedia.
“A parceria entre Estado e Município está rendendo frutos no sentido de termos condições de ofertar mais serviços à população, disponibilizando atendimento ambulatorial e de urgência e emergência, tudo em um só lugar. O sistema de policlínicas está em expansão por todo o estado, consolidando a estratégia de ampliação de serviços públicos, dos quais a população tanto precisa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

De acordo com secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Isabel Macedo, quem ganha é a população. “É um espaço onde podemos proporcionar às pessoas atendimento ambulatorial ampliado. A parceria com o Governo do Estado, de fato, vem com o intuito de podermos potencializar o suporte de urgência e emergência, ampliando para o nível secundário, disponibilizando um serviço de qualidade”, destacou.
Após receber assistência em endocrinologia, a aposentada Moema Passos, moradora do Cohatrac V, foi só elogios ao tratamento recebido. “Todos foram muito amáveis comigo. Não poderia receber coisa melhor. Antes, eu me consultava na Policlínica Diamante, até que um dia me ligaram informando da nova unidade. Não enfrentei fila, está tudo muito bom e com qualidade”, compartilhou.
Quem também aprovou o novo espaço foi o professor de Filosofia, Magno Cunha, de 52 anos, morador da Maioba, que destacou a proximidade com a sua residência. “Esta foi uma atitude louvável por parte do Governo. Antes, a gente tinha que se deslocar uma distância maior para receber atendimento. Agora, gastamos bem menos tempo para ir a um posto de saúde”, enfatizou.
Para agendamento de consultas e/ou exames, o usuário pode utilizar três modalidades, sempre tendo em mãos o cartão do SUS, documento de identificação com foto e encaminhamento do SUS para exames e consultas. Apenas as especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia não precisam de encaminhamento para agendamento da consulta.
A primeira forma de agendamento é o presencial, que pode ser feito em um dos VIVAS PROCON localizados no Shopping da Ilha, Golden Shopping, Shopping Pátio Norte e Av. Beira Mar, a partir de 1° de outubro. Outro modo é pela internet, através do site do PROCON (www.procon.ma.gov.br), clicando no banner SERVIÇOS ONLINE ou no aplicativo PROCON MA, clicando na aba SERVIÇOS DE SAÚDE SES. A terceira modalidade é por telefone, ligando para o Disque Saúde, no número 3190-9091.
Para a diretora da Policlínica, Karina Viegas, o espaço também garante apoio ao diagnóstico. “Além das especialidades médicas, os pacientes poderão ser beneficiados com assistência como ultrassonografia e doppler. Ao final de cada atendimento, se houver necessidade de fazer novos exames em outras especialidades, o indivíduo já deixa a unidade sabendo quando deverá retornar para realizar o novo procedimento”, explicou.
Policlínica
A Policlínica do Cohatrac é a quinta implantada pela gestão estadual, na capital maranhense, e que tem como diferencial o SPA atendendo pacientes com pequenas urgências, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de agendamento prévio. No novo espaço, também são oferecidas consultas médicas e exames em cardiologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, alergologia, bem como ultrassonografia, endoscopia, Raio-X, videolaringoscopia, eletrocardiografia e laboratório clínico.
A unidade é responsável por receber pacientes oriundos tanto do bairro, como de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Com a ampliação da oferta de serviços, o Governo do Estado mantém a sua estratégia de fortalecimento da rede estadual, aumento da capacidade de atendimento, tanto do ponto de vista ambulatorial como de urgência e emergência.