Notícias
Sedes realiza roda de conversa no Creaispi em alusão ao Outubro Rosa
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realizou nesta terça-feira (25) uma roda de conversa, em face do Outubro Rosa, no Centro de Referência Especializada de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi). O tema da vez foi “Uma conversa para o ano todo”, sendo mediada pela diretora geral do Centro, Arlete Abreu, que abordou os impactos do câncer de mama, meios e cuidados a serem tomados como forma de prevenção.
A campanha do Outubro Rosa é uma ação de mobilização nacional, cujo o foco é no combate ao câncer de mama. No Creaispi a mobilização teve início no dia 10 de outubro com o lema “Um lenço por um laço!”, como forma de angariar doações de lenços à pacientes oncológicos do Hospital Aldenora Bello. Além disso, durante a programação, houve a promoção de diálogos, dias de beleza, massagens corporais, ginásticas laborais e práticas integrativas e complementares com os profissionais das devidas áreas.
Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, esse mês é importante para ajudar a divulgar mais informações sobre a doença. “Sabemos que o câncer de mama é uma doença presente e crescente na sociedade. Momentos com este de diálogos, conversas e trocas de experiências, servem para podermos despertar a curiosidade para o autoexame (toque) e para as demais medidas de prevenção quando necessárias. Por isso, esta roda de conversa, que faz parte da campanha “Um lenço por um laço!” é muito importante, para atrair e ajudar cada vez mais a população”, frisou.
Para a diretora geral do Creaispi Arlete Abreu, momentos como este fortalecem a rede de informação já intensificada durante toda a campanha. “É gratificante poder proporcionar momentos com este para os nossos idosos, incentivando-os a ter o autocuidado. Com isso, eles podem ser vetores de todas as informações repassadas hoje”, concluiu.