Notícias
Secretário de Saúde visita unidades da rede estadual
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizou, nesta quarta-feira (17), uma nova etapa de visitas às unidades da rede estadual de saúde. O gestor esteve no Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes”, localizado no bairro Madre Deus, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar.
“Visitei hoje o Hospital de Câncer do Maranhão e a UPA do Paço do Lumiar e pude ver o quanto essas unidades são importantes para o atendimento da população. Essas unidades também possibilitam uma grande contribuição para saúde dos nossos maranhenses. Acreditamos ser esta uma iniciativa que reforça a transparência do Governo do Estado na gestão do SUS, por isso, precisamos ofertar um serviço cada vez mais resolutivo”, destacou o secretário de estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Ao chegar no Hospital de Câncer do Maranhão, o secretário Tiago Fernandes iniciou a visita pela recepção de atendimento ambulatorial, seguindo para a ala de quimioterapia e serviços clínicos. Na oportunidade, ele conversou com pacientes e seus acompanhantes, vistoriou o setor de farmácia, acompanhou o fluxo assistencial e observou pontos que poderão receber melhorias estruturais para melhor servir aos assistidos pelo equipamento.
O hospital dispõe 118 leitos, distribuídos entre clínica cirúrgica, oncologia clínica e cuidados paliativos; e leitos de unidade de tratamento intensivo. A unidade oferta especialidades como ginecologia, mastologia, oncologista clínico, ortopedia, urologia, neurocirurgião, hematologia, além de cirurgião plástico, torácico e de cabeça e pescoço, dentre outras. “O secretário Tiago é uma pessoa muito preocupada, principalmente nessa área, que é a oncologia. Esse apoio é que todo gestor precisa”, afirmou o diretor geral do Hospital de Câncer, Sérgio Catardo.
Berlim Rodrigues de Barros é natural de Grajaú, tem 56 anos, e está em recuperação após procedimento no intestino e também ter sido ostomizado. “Não é todo dia que a gente vê uma pessoa fazendo esse tipo de coisa. Porque geralmente os secretários sempre ficam no gabinete deles por não terem tempo de andar nos locais. Mas esse daí é um cara que eu respeito, porque é muito importante isso que ele está fazendo”, compartilhou.
Também acompanharam a visita o diretor clínico do hospital, Leoberth Araújo; o secretário adjunto de Engenharia e Administração da SES, Hugo Ferro; a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suziane Viegas; e ao assessor técnico da Secretaria Adjunta de Atenção em Saúde da SES, Pedro Neto.
No turno da tarde, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, deu continuidade a agenda de visitas, desta vez na UPA de Paço do Lumiar. No local, o gestor adotou a mesma forma de abordagem, realizando escuta ativa dos pacientes e acompanhantes, checagem do setor de Farmácia, Sala de Medicação, Enfermaria Amarela e demandas de Regulação.
“Aqui na UPA de Paço Lumiar nós percebemos um aumento da demanda em relação à sazonalidade das síndromes gripais. A partir dos próximos dias nós vamos reforçar a equipe para assegurar a melhor assistência para os nossos pacientes”, acrescentou o secretário Tiago Fernandes.
Na UPA de Paço do Lumiar, a principal demanda tem sido de síndromes gripais devido ao período sazonal, bem como pacientes hipertensos e diabéticos. “Acho de grande valia para o usuário, porque a gente consegue ajustar o que necessita de atenção, melhorando a oferta de serviço de saúde”, afirmou a diretora geral da UPA, Raisa Cristine Ferreira.
Rafael Nascimento, de 31 anos, sofreu um acidente de moto e aguardava a realização do procedimento de drenagem do joelho. Ele comentou sobre a visita do gestor estadual da Saúde. “É muito bom ele estar aqui para saber como está o movimento na unidade. Muitas pessoas veem a realidade só de longe, mas ele viu como estão as coisas e eu agradeço isso”.
Força-tarefa
Ainda nesta quarta-feira, as visitas a equipamentos da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foram realizadas nas UPAs Vinhais, Vila Luizão e Araçagi, no município de São José de Ribamar. Nos três estabelecimentos foi verificado o funcionamento do fluxo de atendimento, classificação de risco dos pacientes e identificação de pontos para melhoria estrutural e assistencial.
A ida às unidades foi coordenada pela secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, a qual esteve acompanhada da subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves; da coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha; a superintendente Estadual de Regulação da SES, Thalita Pereira Veiga; e da chefe do Departamento de Qualidade e Projetos Especiais da SES, Patrícia Rocha.17