Notícias
Secretário de Saúde recebe representantes de unidades da rede estadual reconhecidas com os selos “Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho” e “UTI Eficiente”
Doze unidades da rede estadual de saúde conquistaram o selo de “Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho”, e o Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, foi destaque, ainda, com o selo Epimed “UTI Eficiente”, com foco na alta performance das UTIs no Brasil, referente ao ano de 2023. Nesta quarta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, recebeu os representantes dos institutos e unidades estaduais certificadas pela empresa Epimed Solutions e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
“A mobilização do governador Carlos Brandão é de extrema importância para os resultados obtidos na rede estadual, aliado ao empenho dos profissionais que cumpriram todos os requisitos previstos. Assim, cuidamos cada vez melhor dos usuários do SUS. É uma grande conquista”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na rede estadual de saúde, UTIs adulto e pediátrica foram certificadas com o selo “Gestão de Indicadores de Qualidade de Desempenho”, conferida pela AMIB, através do Sistema Epimed Monitor.
As UTIs reconhecidas com o selo foram do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); Hospital da Ilha; Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão; Hospital Macrorregional de Coroatá; Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência Presidente Dutra; Hospital Dr. Carlos Macieira; Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago; Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA); Hospital Macrorregional Tomás Martins; Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão; Hospital Regional Laura Vasconcelos e Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho.
Para a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, o reconhecimento é uma conquista para o Maranhão. “A conquista do selo para todas essas nossas unidades demonstra que nós estamos no caminho certo e prestando um serviço de qualidade para a população maranhense”, pontuou.
“Essa certificação mostra que a equipe diretiva e a equipe técnica dos hospitais monitorados pelo programa da Secretaria estão imbuídos de trabalhar melhor a segurança do paciente, a qualificação assistencial e, principalmente, a otimização dos investimentos sem danos aos cuidados ao paciente, fazendo mais e melhor com os recursos já disponíveis pelo Estado”, destacou o do vice-presidente da Epimed, Marcel Muraro.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é um dos três hospitais no Maranhão, entre público e privados, reconhecido com o selo “UTI Eficiente” AMIB/Epimed. “O selo de ‘UTI eficiente’ é fruto de um processo de trabalho desenvolvido há mais de quatro anos, com reuniões diárias, com avaliações mensais, com planejamento estratégico bem específico, para que a gente pudesse chegar a esse momento de receber o selo de UTI eficiente, mostrando que um hospital público, bem gerenciado conseguem indicadores que só há bem pouco tempo atrás os hospitais privados conseguiam”, disse o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.
O diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ricardo Martins, pontuou sobre a qualidade do trabalho ofertada aos pacientes. “Estamos melhorando os indicadores assistenciais. Então, isso nos deixa muito felizes que os nossos pacientes estão sendo bem assistidos”, disse.
O gerente regional do Instituto Vida e Saúde (Invisa), Raimundo Júnior, reforça o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em oferecer assistência de qualidade à população. “O nosso maior bem é o paciente, então este é o momento de festejar, pois nós estamos conseguindo mudar os indicadores do Maranhão a cada ano”.
O diretor do Hospital de Câncer do Maranhão, Ademar Soares, relatou a importância da conquista para os usuários da rede estadual de saúde. “Representa o trabalho conjunto de toda a equipe da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS) no hospital, com apoio da Secretaria”.
Estiveram presentes ainda na entrega das certificações a superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços, Priscila Barros; a coordenadora do Departamento da Qualidade da SES, Patrícia Rocha; a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade, Luziane Viegas; a coordenadora do Departamento de Acompanhamento à Rede de Serviços de Saúde da SES, Nayane Farias; a Coordenadora do Departamento de Normas e Legislação da SES, Luciene Coutinho, e a Coordenadora do Departamento de Assistência à Saúde Materno e Infantil da SES, Tercia Carvalho, além da diretora adjunta Técnica do Instituto Acqua, Vanda Campos.