Notícias
“Se prevenir é proteger quem a gente ama”, contou funcionário de Shopping da capital que participou do Dia D de Multivacinação

Com o objetivo de atualizar a carteira vacinal da população em geral, especialmente de crianças e adolescentes menores de 15 anos, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação no Maranhão foi um sucesso. Além da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde por todo o estado, 1.691 doses foram aplicadas em sete pontos instalados pelo Governo do Estado, situados em shopping centers na capital e unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O profissional de vendas Luiz Vagner Araújo trabalha no Shopping da Ilha, localizado no bairro Maranhão Novo, em São Luís, e foi um dos vacinados durante a ação organizada pelo Governo do Estado para ampliar os pontos de vacinação. Na oportunidade, ele recebeu as doses contra Influenza e Bivalente, que protege contra o vírus da Covid-19 e suas variantes.
“Se prevenir para proteger quem a gente ama, bem como as pessoas que estão ao nosso redor. No meu caso, que trabalho com o público, já que sou vendedor, nada mais justo do que se prevenir e evitar de passar a doença para outros”, afirmou Luiz.
O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação foi realizado em todo o Maranhão no último sábado (19). Em São Luís, a SES instalou pontos nos shoppings Passeio, Pátio Norte e da Ilha; em unidades da rede estadual de saúde como as Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão; além do Hospital Dr. Genésio Rêgo.
Foram ofertadas à população em geral, principalmente o público de 0 a 15 anos, vacinas contra a Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral (VOP), HPV; Vacina Adsorvida Difteria e Tétano Adulto (dT), Febre Amarela; Hepatite A; Pentavalente; Vacina Tríplice Bacteriana (DTP); Poliomielite (VIP); Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica C; Meningocócica ACWY e Varicela. Também foram disponibilizadas doses contra a Influenza e a Covid-19 (Bivalente, CoronaVac, Pfizer, Janssen, Pfizer pediátrica, Baby Pfizer).
Dona Teucilene Araújo se vacinou contra Influenza e levou o filho José Ricardo, de 12 anos, para receber a dose contra o Vírus HPV. “Acho que toda mãe ou pai deveria ter esse cuidado de estar trazendo o seu filho para vacinar para que a doença não venha se propagar”. Nas mulheres, o imunizante protege contra câncer de colo de útero e nos homens previne condilomas genitais e lesões precursoras de câncer de pênis e de ânus.
O pequeno e corajoso Luís Raphael, de apenas um ano e cinco meses, também foi beneficiado pelo ponto de vacinação da SES no Shopping da Ilha. Na ocasião ele recebeu as vacinas Hepatite A, Tríplice viral, VOP e DTP. “A gente cuida muito da saúde, e principalmente da dele. Para mim, a vacina representa a segurança de que ele poderá crescer bem e com saúde”, comentou o pai de Luís, o senhor Antônio José Araújo de Castro.
A Campanha Nacional de Multivacinação no Maranhão continua até o próximo dia 26 de agosto. Na Rede Estadual, os pais poderão levar seus filhos nos pontos instalados nas Policlínicas Vinhais, das 8h às 13h, e Cidade Operária e Vila Luizão, das 8h às 17h, e no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, também das 8h às 17h; além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em todos os 217 municípios.