Notícias
Recuperados da Covid-19 têm alta médica do HCI em ritmo junino
“A festa está muito linda”. Foi encantado com a animação junina que José Raimundo Costa, de 72 anos, deixou, recuperado da Covid-19, o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). Em clima de São João, ele e outros oito pacientes tiveram alta, nesta sexta-feira (25). A unidade, que foi entregue pelo Governo do Estado para reforçar o combate à pandemia, é referência em assistência a pacientes com a doença no Maranhão.
“Somos o hospital do Maranhão que mais recebe pacientes com a Covid-19, realizamos diariamente de 10 a 15 altas. Esse é um hospital que veio para ajudar a população de todo o Maranhão. Aqui, fazemos questão de mostrar aos pacientes a qualidade do serviço SUS, que é alegria, é trabalho e é dedicação”, disse o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro.
Para as altas desta sexta-feira (25), um cenário especial: bandeirinhas de São João, quadrilha junina com funcionários e pacientes de alta médica e muita animação.
O diretor administrativo da unidade, Luís Henrique Malfitano, destacou que as altas médicas dão fôlego de esperança aos profissionais que atuam na unidade. “O HCI é referência em tratamento da Covid-19. Toda alta é uma alegria e nos motiva a seguirmos firmes na luta. Uma alta especial assim é animador para todos nós. Nós vamos vencer”, completou Luís Henrique.
Os pacientes do HCI contam com equipe médica e multidisciplinar que inclui médicos especializados, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros. O Hospital de Cuidados Intensivo possui atualmente 141 leitos de enfermaria e 82 de UTI. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
“Os cuidados que tive aqui foram muito importantes para a minha recuperação. Não achei que fosse precisar, mas acabei precisando. Fui muito bem tratada, muito bem acolhida. Fiquei com muito medo e cheguei a achar que não conseguiria voltar para casa, mas agora estou pronta para ter uma nova chance de vida”, contou Daiane dos Santos.