Notícias
PROJETO SAÚDE NA PRAÇA AVANÇA COM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS EM ITAPECURU-MIRIM
A população de Itapecuru-Mirim recebe uma série de serviços em saúde, fruto da parceria do Governo do Estado com o poder público municipal. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (24), os atendimentos do projeto Saúde na Praça com triagem para cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio e retina, no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca. A ação prossegue até sábado (27).
O aposentado Valter das Neves Pãozinho, de 75 anos, natural da cidade de Itapecuru, foi atendido no primeiro dia da atividade com a cirurgia de catarata. “Achei a ação muito boa, que tanta gente precisa. Vai ser bom para mim e muitas outras pessoas que precisam até mais do que eu”, comentou.
Com o Saúde na Praça, Raimundo Nonato Caldos Joaquina, de 44 anos, buscou atendimento oftalmológico para cirurgia de catarata. “Nem todo mundo tem condições de custear uma cirurgia particular, e essa já é a minha segunda cirurgia, também feita em um mutirão. Por isso é muito bom que serviços como este estejam sendo feitos, que com certeza são para o bem da população”, disse.
Para o atendimento na ação, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Depois de atendido, o paciente, se confirmada a necessidade de intervenção cirúrgica, será encaminhado no mesmo dia para a ala cirúrgica do hospital. Após a cirurgia, o paciente recebe de alta é informado sobre a data da consulta de retorno agendada com o cirurgião para avaliação e acompanhamento médico.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Governo está trabalhando para ampliar os serviços de saúde oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma mais rápida e eficiente. “O Saúde na Praça, tanto ambulatorial, quanto de cirurgias, foi pensando para oferecer melhores condições de saúde para as pessoas que realmente precisam dos procedimentos e de celeridade no atendimento”, destacou.