Notícias
Programa estadual atende milhares de pessoas com glaucoma no Maranhão

O Brasil celebra, nesta quinta-feira (26), o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data tem o objetivo de chamar a atenção para a doença que pode levar à cegueira, mas que tem tratamento. No Maranhão, o Programa do Glaucoma, de iniciativa do Governo do Estado, percorre municípios ofertando consultas, exames e distribuindo o colírio usado para tratamento da doença, beneficiando milhares de pessoas.
Em 2021, foram realizados 46.004 atendimentos através do programa e, só em 2022, já foram contabilizados 20.388, com o diagnóstico de 319 novos casos de pessoas com a doença. Nos últimos dois meses, as ações do programa foram levadas para os municípios que fazem parte das Regionais de Saúde de Caxias, Viana, Pedreiras e Açailândia.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca a importância do programa e a continuidade das ações. “Ano passado, tivemos limitações por conta da pandemia, mas este ano, com a redução dos casos, estamos expandindo novamente os atendimentos. Nosso objetivo é avançar cada vez mais na prestação desse serviço para a população e beneficiar esse público com uma visão mais saudável”, afirmou.
O glaucoma é uma lesão no nervo que liga o olho ao cérebro, geralmente devido à alta pressão ocular. Entre os principais sinais e sintomas, estão a perda do campo visual, o aumento da pressão intraocular causando dor nos olhos e, em alguns casos, náuseas e distúrbios súbitos de visão.
O Programa do Glaucoma tem como público-alvo os usuários do SUS que são considerados grupo de risco; são eles pacientes cujos parentes são portadores da lesão ocular, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia.
Para ter acesso aos serviços oferecidos através do programa, a população deve comparecer no horário e local estabelecido e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
No mês de junho, as ações do Programa do Glaucoma beneficiarão os moradores dos municípios que compõem as Regionais de Saúde de São João dos Patos, Santa Inês e Timon. Em julho, as ações serão levadas às regionais de Chapadinha e, em agosto, à regional de Pinheiro.

