Notícias
Profissionais do Hospital Macrorregional de Santa Inês participam de oficina de qualificação da intervenção em sala de parto
O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, na última sexta-feira (30), a oficina de qualificação da intervenção em sala de parto. O treinamento foi realizado pelo pediatra e neonatologista Renato Lima, assessor técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A atividade contou com teoria e prática. Foram abordados os principais dispositivos utilizados invasivos e não-invasivos, cateterismo umbilical, além de dinâmica em equipe para proceder na reanimação neonatal e avaliar o recém-nascido após o nascimento.
A prática pontuou métodos de instrução para realizar ventilação, introdução de tubo traqueal e massagem cardíaca, além de procedimentos em intubação. Durante a capacitação os participantes usaram bonecos de simulação e materiais da rotina hospitalar como cânulas e balão de oxigênio.
Para a enfermeira do pré-parto, Thaina Lima, além da teoria, a prática foi bem esclarecedora. “Foi muito produtivo, e com certeza agora estamos mais capacitados a prestar um bom atendimento emergencial a um recém-nascido que venha ao mundo por nossas mãos”, declarou a profissional.
A médica Marina Cutrim identificou o treinamento como objetivo, prático e atual. “É o melhoramento da qualidade e nossa técnica para o atendimento inicial aos recém-nascidos”, falou a pediatra.
Renato Lima destacou que o treinamento foi uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). “O objetivo é reduzir a mortalidade de recém-nascidos em salas de parto. A unidade apresentou melhora dos resultados neonatais desde a implantação do projeto”, destacou o neonatologista.