Notícias
População adere à campanha de doação de sangue no Hemomar
Betânia Aires, de 52 anos, iniciou a semana de um jeito diferente. Motivada pelo sentimento de salvar vidas, a comerciária fez a sua primeira doação de sangue, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís.
“É uma sensação muito boa! Saber que contribuí para que uma vida seja salva, de dar a oportunidade de alguém poder viver e viver melhor”, destacou Betânia Aires, logo após a doação de sangue, realizada na segunda-feira (13).
O vigilante Batista Amorim, de 58 anos, retornou ao Hemomar para doar sangue. “Estou fazendo uma doação direcionada, mas já tenho esse costume (de doar sangue) há algum tempo. A primeira vez foi quando um familiar precisou. De lá para cá, eu não deixei mais de fazer a minha parte”, disse.
Betânia e Batista atenderam ao convite do governo do Estado e se prontificaram a doar sangue para quem mais precisa no Hemomar. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) lançaram, no início de fevereiro, o “Bloco do Doador” para reforçar os estoques de sangue do Hemomar. A campanha recebeu a adesão do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e da Câmara Municipal.
“A campanha incentiva novas doações voluntárias, o retorno dos doadores regulares e a expansão da prática entre os maranhenses nos hemocentros. O Maranhão acompanha o cenário nacional de queda no quantitativo de bolsas de sangue coletadas após a pandemia, por isso contamos com a ajuda de todos para salvar mais vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, afirmou que a unidade continua com agenda de coleta externa para facilitar a captação das doações. “Montamos parcerias com unidades públicas e privadas, além de associações e igrejas por meio de unidades móveis para fazer a coleta externa. Atualmente o nosso estoque está em situação crítica o que não configura como uma situação favorável para o atendimento das demandas do período carnavalesco”, observou.
O agendamento de doações externas pode ser feito por meio do telefone (98) 3216-1134 ou pelo WhatsApp (98) 99232-8496. Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto.
Horário especial de funcionamento do Hemomar no carnaval
– Sexta-feira (17): 7h30 às 18h.
– Sábado (18): 7h30 às 13h.
– Segunda-feira (20): 7h30 às 12h.
– Quarta-feira (22): 12h às 18h.