Notícias
Policlínica da Criança promove campanha e reforça importância da atualização vacinal
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quinta-feira (15), a vacinação de famílias atendidas na Policlínica da Criança, em São Luís (MA). A campanha marcou o Dia da Imunização, comemorado nacionalmente em 9 de junho. Foram distribuídas doses de imunizantes contra febre amarela, difteria, tétano, coqueluche, paralisia infantil, influenza, hepatites, catapora, sarampo, caxumba, rubéola e meningite.
As famílias que chegavam cedo para as consultas ambulatoriais aproveitaram para atualizar a carteira vacinal e as crianças puderam conhecer de perto o famoso Zé Gotinha, ícone da campanha nacional de vacinação. Indinaia Ferreira, de 34 anos, foi consultar o filho Pedro Gabriel, de 2 anos, com pediatra. “É minha segunda consulta aqui e gostei muito do atendimento. Fui informada da vacinação e aproveitamos para atualizar a carteira. Ele vacinou contra gripe, difteria, tétano e coqueluche; eu contra covid e gripe”, disse.
Crianças de 0 a 14 anos foram vacinadas, assim como os pais, que incluiu tríplice viral, febre amarela, hepatite e covid, de acordo com avaliação da carteira. “A gente sempre orienta as famílias guardarem e atualizarem a carteira como um documento importante em viagens, em alguns acidentes com animais, por exemplo, além das viroses. Só não vacinamos hoje quem apresentou casos de febre ou diarreia”, esclareceu a técnica do Departamento de Imunização da SES, Concy Galdez.
Pérola Roberta, de 1 ano, tomou 4 doses de vacina, acompanhada da mãe, a dona de casa Niara Santos, 31 anos. “É a primeira vez que venho. Já tinha ouvido falar da policlínica e vim consultar minha filha com pediatra. Gostei do atendimento, principalmente em saber que posso agendar aqui os exames e outras consultas. É mais uma garantia de proteção contra doenças”, falou Niara.
Leandro Oliveira, de 11 anos, também foi consultar com o pediatra e saiu imunizado. Ele foi acompanhado da tia, Maria Lúcia Ferreira Macedo, de 49 anos. “Fiz todo agendamento pelo Disque Saúde e é a segunda vez que venho, recebi todas as informações necessárias e ainda aproveitamos para vacinar”, finalizou Maria Lúcia.
Gerenciada pelo Instituto Acqua, a Policlínica da Criança funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços ambulatoriais diversos, nas especialidades de cardiologia, cardiologia pediátrica com exames de ECO, tomografia e ressonância magnética, endocrinologia adulto e infantil, neuropediatria, otorrinolaringologia adulto e infantil, videolaringoscopia, gastropediatra, ginecologia, psiquiatria infantil e adulto e mastologista.
A policlínica é a primeira a oferecer atendimento de hebiatria, uma especialidade de assistência aos adolescentes. Os serviços também incluem atendimento de ginecologia para as mães dos pacientes.
A Policlínica da Criança já realizou 14.865 consultas médicas, 28.345 consultas multidisciplinares, 57.093 serviços de apoio e diagnóstico, 67.810 procedimentos de enfermagem, 210 procedimentos ginecológicos e 514 diagnósticos em fonoaudiologia em pouco mais de um ano de funcionamento.