Notícias
Pacientes atendidos pelo SUS iniciam consultas especializadas na rede particular para realização do Mais Cirurgias Pediátricas
“Foi uma surpresa quando me ligaram pedindo para trazer o meu filho ao Hospital São Domingos. Agora ele vai dar continuidade ao acompanhamento e, se for necessário, realizar a cirurgia por meio do SUS em um hospital particular”, comemora a vendedora Rosilene Pinheiro dos Santos, de 40 anos. Rosilene é mãe do Luan Guilherme, de 2 anos, que nasceu com hidronefrose, acúmulo de líquido no rim e, nesta terça-feira (29), realizou sua consulta pré-cirúrgica.
Luan é uma das primeiras crianças beneficiadas com contrato firmado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o Hospital São Domingos (HSD) para a realização de consultas especializadas e cirurgias pediátricas direcionadas aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte do Programa Mais Cirurgias, que vem sendo fortalecido para dar vazão aos procedimentos eletivos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que a iniciativa é de extrema importância para diminuir a demanda por esses procedimentos. “A assinatura deste contrato vai permitir que, assim como o Luan, centenas de outras crianças possam realizar os seus procedimentos cirúrgicos eletivos. É um alívio para os pais e responsáveis que passarão a viver mais tranquilos vendo suas crianças sadias”, comentou o secretário Carlos Lula.
Outro paciente que será beneficiado com o Mais Cirurgias Pediátricas é o Raimundo Riquelme Campos Serra, de 8 anos, que fez a consulta pré-cirúrgica para a remoção da adenoide. “Essa iniciativa foi muito boa, pois, por conta da pandemia, tem muitos pacientes do SUS aguardando por uma cirurgia. Esse contrato com certeza vai trazer uma melhora para a população que precisa desses serviços”, disse a mãe de Raimundo, a autônoma Ana Batista Mendonça Campos, de 34 anos.
Os pacientes que aguardam para realizar os procedimentos já passaram por avaliação médica. A partir daí, estão sendo direcionados, de acordo com o quadro clínico e avaliação médica, para uma consulta pré-operatória e encaminhados para a realização da cirurgia no Hospital São Domingos.
“O objetivo dessas consultas é fazermos uma análise inicial desses pacientes que fazem parte dessa demanda reprimida. O público é composto principalmente de pacientes com patologias de hérnias inguinais e umbilicais, fimoses e adenoides, cirurgias consideradas ambulatoriais que são de rápida recuperação e execução. Os procedimentos têm previsão de início no começo de abril”, explicou o cirurgião pediatra da unidade particular, Aluisio Mello.
Inicialmente, o contrato terá duração de um ano e beneficiará mais de mil pacientes. Entre as cirurgias oferecidas, estão os procedimentos para tratamento da fimose, remoção da adenoide, remoção das amígdalas, tratamento de hérnia e de Hidrocele, Frenectomia e cirurgia de vesícula por vídeo. As cirurgias eletivas serão destinadas aos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência cirúrgica pediátrica no Maranhão.
O contrato inclui também consultas especializadas, destinadas aos pacientes que possuem indicação para avaliação com cirurgião pediátrico. Nos casos em que a cirurgia fizer parte dos procedimentos listados no contrato, o paciente será encaminhado à realização do procedimento no HSD, caso contrário, a criança realizará a cirurgia no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.