Notícias
Moradores das residências terapêuticas participam de café da manhã no Janeiro Branco
Pacientes e funcionários das três residências terapêuticas da rede estadual de saúde mental participaram, nesta terça-feira (14), do “Desperte-se”, um café da manhã diferente, no estilo festa do pijama, no qual os moradores receberam doações de pijamas novos e os profissionais ouviram sobre a importância de um sono de qualidade para a saúde mental. O café integrou a programação do Janeiro Branco, que acontece durante todo mês, com foco na saúde mental do trabalhador.
“Recebemos uma doação de pijamas recentemente e aproveitamos para promover uma atividade lúdica dentro da programação do ‘Janeiro Branco’, onde abordamos o tema qualidade do sono, tanto para os moradores das residências, quanto para os colaboradores das casas”, explicou a diretora Hospital Nina Rodrigues, Gabrielle Romanhol.
Cerca de 30 residentes das três residências – Amarílis Toledo, José Raimundo Brandão e Recanto das Flores – estiveram presentes. Durante o café da manhã, foi falado sobre a avaliação do sono, a importância de um acompanhamento médico em casos de insônia e de se evitar a automedicação.
A dona de casa Tereza Sales, que fez a doação dos pijamas, participou do momento e aproveitou para conhecer os residentes das casas. “Eu atribuo à minha fé essa doação, pois não tenho uma explicação lógica. Surgiu a inspiração e meu esposo abraçou. Aos poucos fomos adquirindo os pijamas, procuramos o Hospital Nina Rodrigues e fizemos essa doação”, contou.
Segundo Mayara Magalhaes, coordenadora da Residência Terapêutica 3 Recanto das Flores, a visita de pessoas novas às residências e o sair do ambiente da casa é terapêutico para os pacientes que perderam vínculos familiares. “É uma novidade para eles. Cria os laços afetivos e a consciência de que as pessoas se importam com eles”, disse.
Sobre o tema qualidade do sono, a coordenadora falou sobre a importância de se abordá-lo. “Os nossos residentes fazem uso de medicação que altera essa qualidade do sono e eles precisam ter uma noite de sono adequada, o que diminui a irritabilidade e o estresse deles. O período do sono é importante para regeneração do corpo”, contou Mayara.