Notícias
Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão mantém selo de qualidade Hospital Amigo da Criança
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), em São Luís, foi reconhecida, novamente, pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que promove a adoção de práticas facilitadoras da amamentação. A unidade já havia recebido o Selo de Hospital Amigo da Criança, mas precisou realizar o monitoramento, o que resultou no novo reconhecimento.
A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais de saúde dos hospitais para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. A estratégia é usada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef. Foi lançada em 1991, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.
“Temos nos esforçado ao máximo para cumprir uma das metas de governo, que é a redução da mortalidade materna e infantil, e temos conseguido. Além de outras ações e conquistas, temos mais esta, que prova o nosso compromisso em levar saúde à população com qualidade e dignidade. O aleitamento protege a saúde da mãe e do bebê, por isso a importância de proteger e estimular este processo”, destacou o secretário do Estado da Saúde, Carlos Lula.
O Maranhão, com a Maternidade de Alta Complexidade, ficou em primeiro lugar no cumprimento das metas com outros 16 estados brasileiros, cumprindo 100% das exigências. Além da unidade estadual, aparecem no ranking o Hospital Universitário – Unidade Materno Infantil e a Maternidade São José, em Balsas, que é da rede privada.
Para receber o selo, as unidades precisam aplicar autoavaliações periódicas em um período de dois anos. As avaliações são questionários destinados aos profissionais de saúde e ao público que recebe o atendimento. Entre os critérios avaliados estão a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros.
Com o reconhecimento por meio do Selo Amigo da Criança, as unidades recebem recursos em base na realização de partos, tanto normal quanto cesárea.
“A Macma vem trabalhando os 10 passos com muita excelência. Os profissionais da unidade são extremamente treinados para dar acolhimento e cobrir as necessidades da mãe e do bebê durante a permanência no hospital. Uma maternidade com este selo garante um atendimento de excelência no parto e no pós-parto”, diz a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA) da SES, Raimunda Formiga, que acompanha a política no estado.
IHAC
A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré – parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).