Notícias
Maternidade Benedito Leite promove roda de conversa em alusão ao Outubro Rosa

Puérperas, acompanhantes e profissionais participaram, na última semana, de uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama na Maternidade Benedito Leite. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Durante o encontro, Themis Queiroz, 63 anos, contou como enfrentou a doença, desde os primeiros sintomas e confirmação de câncer uterino no ano de 2009. “Tive o segundo diagnóstico em 2013 na mama direita. O tratamento foi realizado por retirada de quadrante, quimioterapia e radioterapia. Em 2016, o terceiro surgimento de câncer foi na mama esquerda: o tumor era diferente dos demais e não era reincidente. Nesse novo tratamento, foram mais 12 meses de quimioterapia e em remissão por quatro anos”, relata.
Em 2020, Themis enfrentou metástase no pulmão, vinda do útero, quando teve o primeiro caso de câncer em 2009. No entanto, teve seu tratamento finalizado com sucesso e atualmente realiza controle a cada três meses. A roda de conversa teve objetivo de alertar as mulheres enfatizando a importância do autoexame, das consultas preventivas e dos exames para diagnosticar precocemente casos positivos.
Themis fez questão de disseminar seu histórico de vida para que outras pessoas também tenham esse alerta sobre a saúde. “É importante ter esse cuidado diário e olhar para seu corpo, conhecer os sinais que o organismo nos alerta, além de ter cuidado com a alimentação, fazer atividades físicas e priorizar o bem-estar. Agradeço a oportunidade de trazer essa vivência para as mulheres”, ressaltou.
“É uma grande honra receber esse depoimento. Todas, profissionais e pacientes, estão engajadas e motivadas com ações do Outubro Rosa”, falou Cristiano Torneaux, diretor geral da unidade.
Lourdes dos Santos Nascimento, 21 anos, destacou a importância da atenção recebida pelas equipes da maternidade. “A iniciativa de abordar esse assunto dentro da maternidade é excelente. Sem falar no atendimento da maternidade, que é muito bom”, comentou.
A palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero, com a médica Rosimary Almada, encerrou o ciclo de conversas sobre a temática na unidade.