Notícias
Maternidade Benedito Leite promove nova roda de conversa para gestantes, pais e acompanhantes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove roda de gestantes para integração das pacientes, além de proporcionar interatividade de forma dinâmica com troca de experiências do período gestacional, na Maternidade Benedito Leite, em São Luís.
As rodas desenvolvem assuntos nas especialidades de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e outros. Os temas destacam de forma objetiva os alertas sobre mitos e verdades dos assuntos propostos, além de orientar as gestantes sobre aleitamento materno.
Loidi Ferreira, de 27 anos, realizou pré-natal no Centro de Saúde Santa Bárbara e participou das rodas de conversa oferecidas pela maternidade. “Tenho boa expectativa, pois os assuntos foram muito bem abordados, tirei minhas dúvidas e busquei bastante informação durante as rodas”.
O parto da primeira filha da Loidi aconteceu, no último 30 de maio, na Maternidade Benedito Leite. Ela contou que com as orientações e informações recebidas se sentiu segura durante o parto. “Quero muito agradecer a cada uma das profissionais da roda de gestante, pois eu coloquei tudo em prática, tudo que aprendi com meu esposo que foi meu acompanhante e estamos bem tranquilos e com os pensamentos organizados graças a Deus e os conhecimentos das rodas. Estou hoje segurando a mulher da minha vida”, falou a mãe da pequena Hadassa que nasceu às 23h45, pesando 2,390 kg e com 44cm.
As rodas de conversa acontecem com objetivo de capacitar as gestantes e seus companheiros durante toda gestação, além da preparação para o momento do parto. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios ficam responsáveis por comunicar as gestantes sobre os cronogramas das rodas de conversa, que acontecem quinzenalmente, sendo sempre às sextas-feiras, às 14h.
Durante as rodas, as gestantes e acompanhantes recebem informações especializadas de profissionais que integram o quadro de profissionais da unidade. Ao final de cada encontro as gestantes passam por pintura gestacional, e no nascimento dos recém-nascidos as mães recebem a árvore da vida feita com a placenta. A próxima roda de conversa está marcada para 23 de junho, às 14h, na Maternidade Benedito Leite. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.