Notícias
Maranhão é o segundo estado com mais transparência nos dados sobre coronavírus, mostra pesquisa
Com a implantação de um painel de visualização de casos da Covid-19 no estado, o Maranhão chegou ao segundo lugar do Brasil em nível de transparência de dados e a qualidade de informações sobre o novo coronavírus.
Isso é o que aponta levantamento publicado nesta quinta-feira (9) pela Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que mede semanalmente o Índice de Transparência da Covid-19.
No primeiro relatório da Open Knowledge Brasil, o Maranhão aparecia em 6° lugar no ranking nacional. Com o painel de georreferenciamento da Covid-19 – mapa que apresenta dados atualizados da proliferação da doença nos municípios e nos bairros da capital maranhense – o estado avançou em apenas uma semana para a segunda posição, atrás do estado de Pernambuco.
“Além de ter criado um painel de visualização, o Maranhão passou a publicar as bases de dados que embasam os gráficos apresentados nos boletins epidemiológicos. A nova versão dos boletins inclui a taxa de ocupação de leitos do estado e as bases possuem detalhamento de casos por bairro [para os casos registrados em São Luís]”, revela o levantamento da Open Knowledge Brasil.
O painel tem auxiliado as prefeituras maranhenses na adoção de medidas para controlar o avanço da contaminação.
Em vídeo institucional, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier elogiou as medidas que o governador Flávio Dino tem adotado para combater o coronavírus.
“O governo tem buscado manter serviços e socorrer nossas cidades diante da crise que atinge todos nós”, parabenizou Erlânio Xavier.
Dados detalhados
No mapa da Covid-19 no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza online o número de casos confirmados, suspeitos, descartados e os óbitos decorrentes da doença.
O sistema maranhense de transparência da Covid-19 também indica a curva de contágio do novo coronavírus, o sexo e a faixa etária dos pacientes com diagnóstico positivo.
O painel apresenta ainda a taxa de ocupação de Leitos de UTI e Leitos Clínicos exclusivos para a Covid-19 e o status dos pacientes (se estão em isolamento domiciliar, recuperação, internação enfermaria ou internação UTI).
Para a Open Knowledge Brasil, o nível de transparência “a colaboração e a informação” são ferramentas essenciais para a superação da crise sanitária.
Para ver o sistema maranhense de dados, acesse: http://www.saude.ma.gov.br/painel-atualizado-covid-19/