Notícias
Janeiro Roxo: Hospital Aquiles Lisboa realiza blitz educativa no bairro Renascença
Os profissionais do Hospital Aquiles Lisboa (HAL) realizaram, nesta sexta-feira (17), uma blitz educativa no conjunto semafórico do Renascença, localizado em frente ao shopping. Na oportunidade, os profissionais de saúde, por meio de panfletagem, abordaram transeuntes com informações sobre a hanseníase e os principais sintomas, além de tirar as dúvidas da população sobre a doença e a rede de assistência médica.
“Estamos abordando as pessoas que estão chegando para a faculdade, para o trabalho, os motoristas que param no conjunto semafórico para panfletar e falar sobre a hanseníase. Onde encontramos público, estamos indo fazer esse trabalho educativo”, contou Raul Fagner, diretor geral do Hospital Aquiles Lisboa.
Durante o mês de janeiro a equipe do HAL já esteve presente em vários locais fazer ações educativas, sobretudo na região Itaqui-Bacanga, como EMAP, Vale, BR-135, Feira da Vila Embratel, igrejas, conselhos comunitários, praças, unidades de saúde da região e escolas.
“A hanseníase tem cura e o tratamento acontece em todas as unidades básicas de saúde de São Luís. A equipe do HAL é mais completa, para tratar os casos mais graves da doença, mas as lesões leves e iniciais podem ser tratadas nas UBS. É importante que a pessoa, ao notar uma mancha diferente no corpo, procure um serviço médico para tirar a dúvida”, finalizou o diretor da unidade.
A ação faz parte da Campanha Janeiro Roxo, que tem como tema “Hanseníase, tem tratamento, tem cura, tem a nossa ajuda!” e é dedicada à conscientização, prevenção e luta contra a doença. As ações ocorrem durante todo o mês em unidades do Estado e espaços públicos. O Dia D acontece neste sábado, das 8h às 13h, no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, com atendimento à população voltado para identificar pessoas acometidas para tratamento; divulgar sinais e sintomas da hanseníase.