Notícias
Iniciada nova etapa de cirurgias eletivas oftalmológicas no Hospital da Ilha

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira (5), no Hospital da Ilha, em São Luís (MA), a triagem de cerca de 600 pacientes para o mutirão de cirurgias oftalmológicas, para os casos de catarata e pterígio. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a nova etapa do mutirão de cirurgias eletivas no Maranhão.
Mutirões para as cirurgias eletivas em diversas especialidades serão executados em todas as 19 Regionais de Saúde, resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, tendo como objetivo acelerar os atendimentos cirúrgicos eletivos no Maranhão.
No Hospital da Ilha, os pacientes contaram com a presença do secretário Tiago Fernandes, que acompanhou os procedimentos que representam a primeira etapa do mutirão. “Iniciamos o mês com uma série de cirurgias eletivas no Maranhão. Além dos pacientes da região de São Luís, também iremos levar o mutirão para as regiões de Imperatriz e Pinheiro, até contemplarmos todas as regiões do Estado nos próximos meses”, explicou.
Durante os exames clínicos de triagem no Hospital da Ilha, os médicos avaliaram a retina de todos os pacientes, qual o grau da catarata, se existem outros problemas associados e o pterígio, que é um tipo de tecido/pele que cresce por cima da córnea.
“Eu estou com dificuldades para enxergar com o olho esquerdo há mais ou menos dois anos e agora o incômodo começou no olho direito também. Quero muito fazer logo essa cirurgia. Estou ansiosa demais”, disse a professora Paula Francinete Pereira, de 62 anos, de Nova Iorque do Maranhão, que esteve no Hospital da Ilha para etapa de triagem e exames do mutirão.
Os procedimentos e triagem são a primeira etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas. A etapa da cirurgia do mutirão será realizada ainda no mês de junho, no Hospital da Ilha.