Notícias
Hospital Regional de Balsas mantém rotina de capacitações para atendimento a casos da Covid-19
Localizado na região Sul do Maranhão, o Hospital Regional de Balsas é uma das unidades de referência no estado para tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19. Nas últimas semanas, a unidade de saúde intensificou as atividades de treinamento com as equipes sobre atualização de procedimentos e cuidados na prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus.
O diretor do hospital, Eliabe Wanderley, explica que as atividades frequentes reforçam a importância de práticas de prevenção e controle da disseminação do novo vírus. “São medidas que acompanham o protocolo de atendimento recomendado pelo Governo do Estado, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde. Os treinamentos reforçam práticas de segurança da saúde de toda equipe e também dos pacientes”, destacou Eliabe.
Higienização correta das mãos, uso adequado dos equipamentos de proteção individual, boas práticas de gerenciamento dos resíduos de saúde foram os principais tópicos abordados pela equipe do Núcleo de Educação Permanente durante os treinamentos, como explica a coordenadora do setor, Camila de Andrade Silva.
“Iniciamos os treinamentos do mês de maio com os profissionais da limpeza abordando características da Covid-19, formas de transmissão, período de incubação, tratamento, medidas de precaução para aerossóis e contato. Todos os profissionais que vão lidar diretamente com os pacientes acometidos com a doença ou nos espaços de isolamento estão sendo continuamente preparados para entender melhor como devem proceder tanto na limpeza, segurança e assistência”, disse a coordenadora.
As capacitações prosseguiram com os auxiliares de serviços gerais, que receberam treinamento sobre identificação, classificação, armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos de serviços de saúde, ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho do hospital, Thiago Albuquerque Loiola.
Leitos
O Hospital Regional de Balsas, gerenciado pelo Instituto Acqua com a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, mantém estrutura de atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação pelo Covid-19, para casos leves, moderados ou graves.
A unidade possui 10 leitos de UTI Adulto, sendo 2 isolamentos que estão reservados especificamente para casos graves de Covid-19, e 2 leitos para urgências obstétricas. Para casos de gravidade moderada, possui 6 leitos de clínica para internação. Essa quantidade de leitos pode ser ampliada conforme a necessidade.
Até o dia 24 de abril, apenas um paciente com suspeita permanecia em isolamento na unidade de saúde em leito de clínica médica.