Notícias
Hospital Regional da Baixada Maranhense promove campanha de incentivo à doação de sangue
Integrando a campanha Junho Vermelho, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, localizado no município de Pinheiro, promoveu nesta segunda-feira (5), a campanha de doação de sangue “Neste São João, Salve Vidas!”. Durante todo o dia, colaboradores da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) destinaram um momento para realizar o ato de solidariedade.
“É gratificante saber que um ato tão simples pode salvar uma vida. Por isso, de três em três meses, eu sempre estou doando sangue. Reforcei as doações quando soube que o número de bolsas está diminuindo”, disse a técnica de enfermagem Dayne Pereira de Oliveira.
O mesmo pensamento de solidariedade é o que motivou o estudante de enfermagem Lucas de Jesus Meireles Barros. O acadêmico lembra que o ato de amor pode salvar uma vida. “É pela sensação de empatia com o próximo, em poder salvar uma vida. Todo mundo deveria se comover com essa causa, pois um dia poder ser eu quem esteja precisando e vou querer ser ajudado”, comentou.
Além de incentivar a prática, a ação também visa garantir uma meta de doações necessárias para atender a necessidade do hospital e fortalecer o Hemonúcleo de Pinheiro. Ao total, 60 bolsas foram coletadas. Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago é gerenciado pelo Instituto Acqua.
Para doar a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar alimentada, levar documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Para jovens de 16 e 17 anos, a doação também é permitida desde que acompanhando do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.
O biomédico Caio Vinícius Franco dos Santos, da Agência Transfusional, explicou a importância da ação. “A ideia surgiu a partir da alta demanda que a unidade recebe diariamente e por mês; são transfundidos a média de 150 hemocomponentes. Por isso, fechamos parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro, que sempre nos ajuda a atender a nossa demanda”, explicou.