Notícias
Hospital Nina Rodrigues sensibiliza pacientes com ação alusiva a Campanha Outubro Rosa
Com foco no cuidado do corpo e da mente, a atividade alusiva a Campanha Outubro Rosa também chegou às usuárias do Hospital Nina Rodrigues (HNR), nesta terça-feira (20). As pacientes receberam orientações para prevenção do câncer de mama, além de participarem de atividades físicas, escuta terapêutica e sessão estética.
“Toda a atividade foi pensada com o objetivo de investir na autoestima, trazendo a importância do autocuidado e da sensibilização para com a integralidade da vida. Quando idealizamos a iniciativa, vislumbramos o acolhimento das temáticas da prevenção ao câncer de mama e da saúde mental, pois cremos serem discussões que se complementam”, disse a diretora geral do hospital, Ana Gabrielle Romanhol.
A programação teve como ênfase o cuidado com a saúde mental com foco no tema da campanha “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”. O objetivo é o incentivo a adoção de uma postura de autocuidado como forma de evitar doenças e identificar precocemente quando algo não estiver dentro da normalidade.
Para levar esta orientação, os profissionais de saúde realizaram uma blitz com panfletagem para tirar dúvidas e elucidar temas referentes ao Outubro Rosa. Paralelamente, pacientes e acompanhantes puderam fazer ginástica laboral, meditação e respiração para equilíbrio das emoções e bem-estar do corpo, bem como práticas integrativas com sessão de auriculoterapia e orientação nutricional.
Segundo Renata Frota, coordenadora do Ambulatório do HNR, o mês de outubro é especial por abrir duas agendas importantíssimas. “Visamos dar uma qualidade de vida melhor às pessoas que aqui recebem algum tipo de tratamento em saúde. Hoje estamos evidenciando essa missão de cuidar das pessoas de forma completa, em especial o público feminino, para que saibam como se prevenir contra o câncer e se cuidar para impedir outras [doenças]”, destacou.
É o caso de Jaqueline Cordeiro, de 40 anos, que acompanha a mãe semanalmente durante o tratamento na unidade de saúde. “Estou achando a programação muito maravilhosa. Nós que somos acompanhantes de pacientes também precisamos de momentos como esse, pois vivenciamos junto com os nossos familiares aquilo que eles têm passado. Então está sendo muito bom poder relaxar a mente e corpo numa ocasião como esta”, afirmou.
Já para a dona Maria Benedita Freitas, de 68 anos, paciente do hospital, a programação “está sendo boa demais!”. “Hoje eu pude fazer várias coisas. Conversei com a nutricionista, fiz a auriculoterapia e agora vou aproveitar para me maquiar porque a gente merece se sentir bonita também”, acrescentou.
O Hospital Nina Rodrigues é uma unidade que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofertando serviços de pronto atendimento de urgência e emergência, ambulatório, enfermaria de curta permanência, enfermaria clínica e enfermaria de pacientes judiciais.