Notícias
Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, realiza oficina com mães de bebês internados na UTI Neonatal
O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, promove oficina de materiais recicláveis com abordagem terapêutica para mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A ação tem objetivo de gerar bem-estar com diminuição da ansiedade, estresse e cansaço diante da rotina hospitalar. A iniciativa integra a política de humanização da unidade.
Durante a oficina, as mães usam materiais que podem ser reciclados e transformam em peças de enxoval para seus filhos. Nesta fase, confeccionaram porta-treco, destinado para colocar algodão.
Nascida de 39 semanas, Isabelle está internada na maternidade há dois meses. A mãe, Mariane Conceição Reis, de 26 anos, acompanha os momentos e avalia a oficina como boa alternativa para distração, além de produzir um item que será usado quando seu bebê estiver em casa.
“Nunca tinha participado de oficinas. Estou gostando muito porque me distrai e sai um pouco da rotina do hospital e melhora a convivência com as demais”, comentou Mariane.
A ação é realizada duas vezes por semana para aproximadamente 10 mães e tem condução pelas equipes de terapia ocupacional e psicologia.
“É importante realizar ações para reduzir a ansiedade e estresse decorrentes de preocupações com os pequenos e com a rotina hospitalar”, explicou a terapeuta ocupacional Ilzilene Maria de Souza Gonçalves.
O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, foi inaugurado em 25 de agosto de 2016. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.