Notícias
Hospital de Santa Inês realiza consultas e procedimentos do Programa Mais Cirurgias
O Governo do Estado está promovendo mais uma edição do Programa Mais Cirurgias no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Suspenso durante o período mais crítico da pandemia por recomendação do Ministério da Saúde, o programa está retomando as cirurgias em todo o estado. Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), oito crianças passam por procedimentos cirúrgicos de hernioplastia, fimose, hidrocele e criptorquidia. Na terça-feira (22), 40 consultas foram realizadas para novas cirurgias que acontecerão no início de outubro.
“Temos uma demanda muito alta para procedimentos em crianças. É muito proveitoso que o Governo esteja fornecendo esse tipo de oportunidade aos pacientes, pois tempos atrás, elas, infelizmente, precisavam ser transferidas para São Luís, mas agora podem realizar a cirurgia aqui mesmo na região e próximos de seus familiares, o que influencia diretamente na recuperação e na saúde dos pacientes”, conta a diretora administrativa do hospital, Thayse Bastos.
Os pacientes submetidos às consultas passaram por avaliação médica para liberação, ou não, da intervenção cirúrgica que deverá ser realizada já na primeira semana do mês de outubro. Enquanto aguardavam a consulta, os pacientes participaram de um momento de lazer, com atividades lúdicas. As crianças que passam pelo procedimento cirúrgico, nesta quarta e quinta-feira, também foram submetidas a atendimento ambulatorial prévio com 15 dias de antecedência.
A ação atende crianças oriundas de 21 municípios das Regionais de Saúde de Santa Inês e Zé Doca. A demanda é regulada via solicitação das secretarias municipais de Saúde.
Um dos pacientes beneficiados é o pequeno Nicolas Daniel Cavalcante, de 6 anos, que fará hernioplastia. A avó de Nicolas, Raimunda Cavalcante, aprovou o atendimento. “Quando chegamos ao hospital, fomos surpreendidos com um ambiente acolhedor e bastante agradável. A consulta foi muito boa, aliás, todos os atendimentos feitos aqui estão de parabéns”, compartilhou.
Inaugurado em agosto de 2016 pelo governador Flávio Dino, o Hospital Macrorregional de Santa Inês é referência em serviços em saúde a mais de 160 mil habitantes. A unidade conta com atendimento ambulatorial e todo o suporte para Cirurgia Geral e Pediátrica.