Notícias
Governo supera meta do Programa Nacional de Redução das Filas e chega a 103,4% de cirurgias realizadas na rede estadual
O Governo do Estado superou a meta de cirurgias do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNFR), do Ministério da Saúde. De março a dezembro de 2023, foram executados pela rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 20.059 procedimentos cirúrgicos, do total de 19.392 pactuados pelo Estado no período.
O governador Carlos Brandão destacou a marca na saúde. “O nosso governo ultrapassou a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, chegando a 103,4%. Com isso, 26 mil cirurgias foram efetuadas, sendo 20.059 executadas pelo Estado”, frisou.
O aposentado Everardo Santos Brandão, de 75 anos, mora no município de Araioses. Beneficiado pelo programa, ele revelou que a cirurgia de catarata mudou a sua vida para melhor. O aposentado fez o procedimento cirúrgico no olho esquerdo em dezembro de 2023 no Hospital da Ilha, em São Luís. “Era praticamente uma pessoa inválida e sem poder andar na rua e agora não”, comemorou.
De março a dezembro de 2023, foram realizadas 26.776 cirurgias e procedimentos do Programa Nacional de Redução das Filas, sendo 20.059 (103,4%) na rede estadual da SES.
“Das 28.257 cirurgias pactuadas com o Governo Federal e municípios, mais de 26 mil foram efetuadas até dezembro de 2023 e, em janeiro deste ano, os procedimentos continuaram. Além disso, o Governo do Estado realizou mais de 290 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares no ano passado. Continuamos trabalhando, sob a gestão do governador Carlos Brandão, para ampliar o número de cirurgias eletivas no estado e continuar cuidando do povo maranhense”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.