Notícias
Governo realiza nova etapa do mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Carlos Macieira durante o fim de semana
Quarenta crianças iniciaram, nesta sexta-feira (3), exames preparatórios para a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Pediátricas que ocorre neste sábado (4) e domingo (5), no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís. As cirurgias são executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com pacientes do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.
“As primeiras cirurgias serão as menos complexas, como hérnia, postectomia e frenectomia lingual. As de maior complexidade serão feitas nas últimas etapas, como criptorquidia e cistos, por exemplo, previstas para o fim de março”, explicou o médico Luís Fernando Amorim Ramos Filho, diretor clínico do HCM.
Oito pacientes do interior do estado serão atendidos no primeiro dia de cirurgias. “Graças a Deus amanhã ele já fará a cirurgia. Ele já fez os exames, já passou na triagem e logo vamos voltar para casa”, contou a doméstica Raimunda Pereira, que acompanha o neto Rodrigo Pereira, de 7 anos que fará cirurgia de postectomia.
Da cidade de Vitória do Mearim, o socorrista Valberlan Pereira de Alencar, pai do Kaleb Alencar, 12 anos, comemorou o agendamento da cirurgia. “Iniciamos o tratamento em nossa cidade e chegamos a São Luís, até o Hospital Juvêncio Matos. Já passamos pelo médico, fizemos exames e ele será um dos primeiros a passarem por cirurgia”, contou.
O mutirão de cirurgias pediátricas é fruto de emenda destinada pelo deputado estadual Duarte Júnior, que acompanhou o atendimento dos pacientes. “O recurso foi destinado para saúde para garantir o direito dessas crianças, que estavam há um tempo esperando pelo procedimento. Não basta destinar o recurso, estamos aqui também para fiscalizar a execução e cumprimento deles”, explicou o deputado.
Os procedimentos cirúrgicos tiveram início no mês de dezembro, quando vinte crianças fizeram cirurgias de fimose, hérnia inguinal e frenectomia lingual. A ação, que se estende até o mês de março, deve beneficiar 240 pequenos maranhenses.