Notícias
Governo promove Ação Resgate alusiva ao Outubro Rosa
Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), a 27ª edição do Ação Resgate nesta quarta-feira (27), na Praça Deodoro, Centro de São Luís. A iniciativa, que tem como objetivo disponibilizar serviços em saúde à população, também possibilitou o pré-agendamento para exame de mamografia a mulheres de 40 a 69 anos.
“Com essa iniciativa, nós esperamos diminuir o agravamento da saúde das mulheres que por ventura poderiam desenvolver a doença. E não apenas isso, mas a nossa intenção é, também, sensibilizar as pessoas para o autocuidado a fim de que ele seja uma constante e não se restrinja apenas ao período em que a campanha estiver sendo realizada”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
Neste ano de 2021, a Campanha Outubro Rosa no Maranhão tem como tema “A prevenção dura o ano todo. O combate também. Cuide-se”, uma forma de incentivar a população feminina de 40 anos ou mais a fazerem o autoexame das mamas. A mobilização contou com o apoio do Departamento de Saúde da Mulher da SES (DASMU) para a realização do pré-agendamento e abordagens de educação em saúde feminina.
De acordo com a representante da DASMU-SES, Dinalva Neves, a informação caminha ao lado da prevenção. “O câncer de mama ainda é bastante prevalente no Maranhão, assim como nos demais estados do país. Por isso, é que temos utilizado todos os recursos disponíveis para alcançar as mulheres com idade entre 40 e 69 anos, para que façam o exame de mama e incentivem outras a se prevenirem contra a doença”, informou.
Dona Ana Rita Silva, de 52 anos, foi uma dessas mulheres que passava pelo local e resolveu aproveitar a oportunidade. “Quando soube que estavam disponibilizando o serviço, resolvi aproveitar. Para nós, que necessitamos dos serviços, é muito bom o que estão fazendo aqui”, compartilhou.
O estudante universitário Matheus Silva, de 26 anos, foi ao Centro fazer compras quando viu a tenda e resolveu fazer uma consulta. “Muitas das vezes deixamos de buscar atendimento nas unidades de saúde por causa das atividades do dia a dia. Então, a ação acaba por se inserir no cotidiano das pessoas, que por ser intenso, nos impede de reservar tempo para nos cuidar de forma correta”, destacou.
O Ação Resgate é uma estratégia de saúde executada em parceria com a Delegacia de Costumes. Com a ação, os beneficiados podem ter acesso facilitado e gratuito a atendimento médico clínico, testes rápidos para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/Aids, Sífilis, Hepatites A e B, distribuição de preservativos masculinos e femininos e atendimento com psicólogo. A ação também realiza a busca ativa de pessoas em situação de rua e dependentes químicos, com oferta de tratamento em saúde mental e reabilitação aos interessados.