Notícias
Governo promove ação de carnaval para gestantes e puérperas da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

Gestantes e puérperas da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, vivenciaram uma tarde especial de lazer e descontração durante uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação, voltada para as mães internadas na unidade, teve como foco a promoção do bem-estar emocional e o alívio do estresse hospitalar.
A atividade realizada no último 18 de fevereiro foi organizada pelo setor de Psicologia da unidade, com apoio da coordenação da Equipe Multidisciplinar da MACMA. Durante o evento, as gestantes e puérperas participaram de uma oficina de adereços carnavalescos e de uma animada aula de fit dance. As atividades visaram não apenas a diversão, mas também o cuidado com a saúde mental das participantes, proporcionando momentos de descontração e estímulo à interação social.
Wellen Pinheiro, gestante de 25 semanas, destacou a importância da ação para o alívio do estresse. “Ficar apenas no leito da maternidade pode gerar pensamentos negativos que afetam nossa saúde. Ações como essa nos distraem e nos motivam a seguir em frente”, afirmou.
A psicóloga e idealizadora da ação, Isabela Fiel, ressaltou que a iniciativa buscou proporcionar um espaço de lazer e humanização para as mães, que muitas vezes estão internadas por longos períodos. “O carnaval é cultura e cultura está diretamente ligada à saúde mental. A psicologia vai além dos consultórios e precisa compreender a importância de atividades como essas para o equilíbrio emocional das pacientes”, explicou Isabela Fiel.
Tássia de Sousa também se emocionou com a ação. “A internação nos abala psicologicamente, especialmente pela ausência da família. Participar de um momento de alegria é incrível, pois me permite esquecer os problemas e melhorar meu emocional”, disse.
Camila Carreiro, psicóloga da MACMA, reforçou que a atividade teve como objetivo resgatar a autoestima das mães, oferecendo uma experiência prazerosa e diferenciada da rotina hospitalar. “Queremos mostrar que essas mulheres são vistas e cuidadas. Este projeto é uma maneira de proporcionar um momento de lazer, autoestima e acolhimento para elas”, concluiu.
A ação de carnaval para gestantes e puérperas é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão para promover a saúde integral e o bem-estar das mulheres atendidas pela MACMA, unidade da rede estadual de saúde e gerenciada pelo Instituto Acqua.