Notícias
Governo orienta para prevenção do câncer de pele em ação do Dezembro Laranja
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Maranhão, realiza neste sábado (7), das 9h às 15h, atendimento dermatológico no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), com foco na prevenção do câncer de pele em ação do Dezembro Laranja. A atividade prevê cerca de 200 atendimentos.
“A ação é para diagnosticar pacientes que tenham prováveis lesões que possam ser diagnosticadas como câncer de pele. Todas as pessoas que têm manchas de pele identificadas são convidadas a comparecer ao Hospital Dr. Carlos Macieira para fazer a avaliação”, explicou o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de pele no Brasil é de 165.580, sendo 85.170 homens e 80.140 mulheres. O número de mortes em consequência da doença chega a 1.958, sendo 1.137 homens e 821 mulheres.
Entre os fatores de risco para doença estão a exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas), principalmente na infância e adolescência. Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele. Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não-melanoma. Outros fatores de risco incluem indivíduos com sistema imune debilitado e exposição à radiação artificial.
O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo apresenta-se como manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram. Para os casos de feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, deve-se procurar o médico dermatologista para avaliação e diagnóstico.