Notícias
Governo orienta gestantes sobre saúde bucal durante atendimento do Sorrir Móvel na MACMA
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou atendimento do Sorrir Móvel, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís. Foram atendidas gestantes que estão fazendo consultas de pré-natal.
Na ação desta segunda, foram ofertados serviços de triagem, aplicação de flúor, limpeza, extração e restauração. Os casos que necessitam de acompanhamento foram encaminhados para o Sorrir Centro. A ação contou com palestra educativa sobre a importância da saúde bucal durante o pré-natal. O atendimento da unidade móvel do Sorrir é quinzenal na MACMA.
“O atendimento bucal para gestantes não difere muito do que é ofertado aos demais pacientes. Após a avaliação da boca, são explicadas as possíveis alterações, tais como sangramento devido às mudanças hormonais, incluindo a melhor higienização, tipo de escova, além do cuidado com a boca do bebê”, disse a supervisora técnica do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES, Mayana Soares.
Ana Cleide de Jesus, de 39 anos, aguardava a consulta com obstetra e pode aprender um pouco mais sobre o cuidado com a saúde bucal. “Eu estou na minha segunda gravidez e nos primeiros meses tinha muitos enjoos. Foi depois das consultas com o dentista que comecei a melhorar, e agora está tudo indo bem, graças a Deus”, compartilhou.
Quem também aproveitou a iniciativa e fez consulta odontológica no Sorrir Móvel foi Regilânia Lira, de 40 anos, grávida de oito meses da Maria Alice. “Eu vim entender melhor a importância da assistência odontológica ao acordar alguns dias pela manhã e notar a minha gengiva sangrando. Foi quando aprendi que neste período todo o nosso corpo sente as transformações e por isso é necessário cuidar da boca, assim como cuidamos do nosso corpo”.
O primeiro e nono trimestres da gravidez são considerados os mais críticos, período em que também devem ser evitados procedimentos odontológicos de maior complexidade. O segundo trimestre, que corresponde do terceiro ao sexto mês de gravidez, é o momento mais oportuno para a realização de tratamento bucal. De acordo com o diretor técnico da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, o pré-natal odontológico compõe uma das etapas das consultas de pré-natal. “Entre os complicadores que a falta de cuidado com a saúde bucal pode desencadear está o trabalho de parto prematuro. Para os bebês, a assistência contribui para evitar o surgimento de fungos causadores de desconforto e dor, uma vez que o leite materno contém carboidratos, exigindo atenção na higienização”, disse Fabrício.
Segundo a diretora geral da MACMA, Maria Socorro Braide, o atendimento acontece de forma profilática. “Sabemos que as gestantes têm imunidade mais baixa, podendo ser propensas a doenças como gengivite, cáries, inclusive a infecções devido a não higienização correta da boca. Daí a necessidade de prestar atendimento preventivo e em alguns casos fazer o encaminhamento para atendimento ambulatorial em uma das unidades do Sorrir”, destacou.
Sorrir Móvel
A unidade do Sorrir Móvel é equipada com duas salas odontológicas, aparelho de Raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentais, refletor odontológico, profilaxia e orientação de higiene. Desde a implantação em 2019, já foram realizados 19.096 atendimentos.